Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Salário: Metade dos clubes em incumprimento

V. Setúbal e V. Guimarães são os casos mais preocupantes da Liga. Já há casos de jogadores a poder rescindir com justa causa.
4 de Fevereiro de 2012 às 00:00
Os dois Vitórias, de Guimarães e e Setúbal, estão no top dos 'maus pagadores'
Os dois Vitórias, de Guimarães e e Setúbal, estão no top dos 'maus pagadores'

Metade dos 16 clubes do principal escalão de futebol profissional em Portugal têm ordenados em atraso, apurou o Correio Sport.

O Sporting, através do presidente Godinho Lopes, deixou o alerta a meio da semana para as dificuldades no pagamento dos ordenados ao plantel, mas o caso leonino não é dos mais preocupantes. Apenas pontuais atrasos, comuns à generalidade dos clubes.

V. Guimarães e V. Setúbal, com três meses de salários em falta, são os clubes que apresentam maiores dificuldades, com os jogadores a terem já, por lei, justa causa para a rescisão. Uma situação confirmada por Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores: "Infelizmente, há casos dramáticos em muitos clubes, com dois e três meses de atraso".

Também na Madeira, habitual paraíso no que aos ordenados diz respeito, a situação não é a melhor. Com os subsídios do governo regional reduzidos ou mesmo congelados, Marítimo e Nacional aguardam por verbas relativas a vendas de jogadores (Baba e Felipe Lopes, respectivamente) para efectuar pagamentos. Destaque para os clubes que este ano subiram à Liga : Gil Vicente e Feirense. Com orçamentos baixos conseguem ter a folha salarial em dia.


Os patrocínios cada vez mais escassos, preços dos bilhetes mais elevados pelo o aumento do IVA (para 23 por cento) e a questão do Totonegócio (dívida global dos clubes em 30 milhões) podem agudizar os problemas financeiros.

SALÁRIO EM ATRASO*

V. Guimarães 3 meses

V. Setúbal 3 meses

U. Leiria 2 meses

Olhanense 2 meses

Marítimo 2 meses

Nacional 2 meses

Rio Ave 1 mês

P. Ferreira 1/2 meses

Académica Em dia

Sp. Braga Em dia

Gil Vicente Em dia

Feirense Em dia

FC Porto Em dia

Benfica Em dia

Sporting Em dia

Beira-Mar Em dia

*Situação até ao fecho da edição

 

Salários em atraso Setúbal Guimarães Godinho Lopes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)