Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

SÃO SILVESTRE INTERNACIONAL

A São Silvestre da Amadora, tradicional prova de atletismo de fim-de-ano, cumpre na próxima terça-feira a sua 28.a edição. Contudo, este ano vai ser diferente dos outros, pois a prova vai ser reduzida em 1300 metros.
28 de Dezembro de 2002 às 00:00
Assim, nesta passagem de ano, vão ser disputados apenas 10 quilómetros, o que coloca a São Silvestre da Amadora no ‘ranking’ internacional das provas de fundo da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Este ano, o grande favorito volta a ser Rui Silva, que vai defender o título. Apesar da especialidade do atleta ‘leonino’ ser os 1500 metros, o campeão mundial da distância em pista coberta tem estado a bom nível nas corridas de estrada em que participou. No entanto, a tarefa de Rui Silva não parece estar muito facilitada, pois a concorrência será muita, uma vez que, para além dos já anunciados Paulo Guerra, Eduardo Henriques, José Ramos e Hélder Ornelas, também já foram confirmados Paulo Gomes, Alberto Maravilha, Alberto Chaiça e Luís Jesus. Do estrangeiro, o ataque ao pódio deverá partir sobretudo dos quenianos Luke Kipskosgei (vice-campeão mundial de crosse), David Chelule (campeão mundial de corta-mato e medalha de prata nos 5000 e 10 mil metros do mundial de juniores) e do ucraniano Matviychuk (campeão europeu dos 10 mil metros).

Na prova feminina, há a destacar a presença da vencedora do último ano, a russa Jelena Prokopchuka, embora as atenções deste ano estejam viradas para a atleta lusa Ana Dias.

Entretanto, a PSP da Amadora, em comunicado, referiu que a prova vai causar grandes restrições na circulação do trânsito em todo o percurso. A saber: Rua Elias Garcia - da Praceta Actor António Silva, Venda Nova, até à Rua António Feijó, Mina -, Avenida Comandante Luís António da Silva, Estrada da Falagueira, Estrada Serra da Mira, Rua Francisco Bugalho, Rua Oliveira Martins, rua Raúl Leal e Rua Sebastião da Gama.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)