Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Sara Moreira suspensa seis meses

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) suspendeu esta quarta-feira formalmente a fundista Sara Moreira por seis meses na sequência de um controlo antidoping positivo durante os Mundiais de Daegu’2011.
21 de Dezembro de 2011 às 17:46
Sara Moreira pode participar nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012
Sara Moreira pode participar nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 FOTO: José Sena Goulão/Lusa

"Adianta-se que a pena antes referenciada seria a mínima aceite pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo), que no entanto considerou, por determinação do seu 'Doping Review Board', haver circunstâncias especiais no seu caso", lê-se em comunicado da FPA.  

Os dirigentes da FPA salientaram ainda que foi provado que a substância "foi consumida por ingestão do suplemento alimentar" e que a atleta "não tinha tido qualquer conhecimento de que o suplemento alimentar incluía na sua composição essa substância, por ele não ter sido referido no rótulo da embalagem".  

A atleta do Maratona Clube, já suspensa preventivamente, vai assim cumprir a sanção entre 8 de Setembro e 7 de Março, além de ser destituída do 12.º lugar na final de 3.000 metros obstáculos daquele evento.  

Com mínimos A já alcançados em 3.000 metros obstáculos, 5.000 e 10.000, Sara Moreira tem caminho livre para estar presente nos Jogos Olímpicos Londres2012. 

Num primeiro momento, a atleta e os dirigentes da FPA colocaram a hipótese de contaminação do referido suplemento alimentar, seguindo-se novos esclarecimentos no sentido de que a substância methylexanamina não constava no rótulo do produto ingerido por Sara Moreira.  

"A direcção da FPA congratula-se com o facto de ter sido demonstrada a inocência da atleta Sara Moreira, que, referimos uma vez mais, tem sido uma desportista exemplar em todas as suas vertentes", lê-se ainda no texto. 

sara moreira antidoping controlo mundiais atletismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)