Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

SCHUMACHER REINOU NO PALCO DAS ESTRELAS

Dificilmente, os espectadores que ontem, in loco, no Estádio do Bessa, e os muitos que em casa pela televisão, acompanharam o ‘Jogo das Estrelas’ poderão esquecer os momentos de puro prazer que os craques ofereceram gratuitamente, todos eles centrados num objectivo maior que qualquer vitória desportiva: porque a festa, tão bonita e refinada, foi para as crianças do Mundo, ou não fossem os mais novos o futuro das nações.
3 de Julho de 2003 às 00:00
Mas para que tamanha demonstração de solidariedade fosse possível foi preciso um grande nome, esse embaixador português que eleva o nome do nosso País em cada drible – Luís Figo – juntar as maiores vedetas do futebol mundial e até Michael Schumacher, piloto Ferrari, para um espectáculo inédito e que a todos parece ter convencido.
A boa disposição que os craques evidenciavam no relvado alastrou-se rapidamente às inúmeras famílias que ontem aproveitaram a presença de tantas estrelas para dar um ‘pulinho’ ao Bessa. E como o tempo foi bem empregue numa noite sem pressão, casos ou violência.
Com tantos perfeccionistas juntos, até Michael Schumacher, ele que é craque mas a acelerar nos circuitos do Mundo, revelou excelentes pormenores técnicos. O piloto alemão merecia um dos muitos golos apontados mas nem por isso deixou de sair debaixo de grandes incentivos. “Olé Schumacher, olé”, gritou-se nas bancadas em cânticos de incentivo a um jogador que ontem, a julgar pela sua surpreendente prestação, deve ter despertado a cobiça de alguns clubes. Deco, a jogar na cidade que o aperfilhou, recebeu idêntica distinção. A festa ‘patrocinada’ pela Fundação Luís Figo e pela Unicef, deu para tudo, até para Scolari, técnico de uma das equipas, testar Figo, Deco e Rui Costa no mesmo ‘onze’.
O fogo-de-artifício e um leilão de solidariedade encerraram a noite mágica.
RUI RIO CONFIRMA PRESENÇA NAS ANTAS
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, aproveitou ontem a sua presença no Estádio do Bessa para regressar aos jogos de futebol mas desta feita com outra disposição. Bem mais animado, o autarca portuense, conhecido adepto do Boavista, parece mesmo ter esquecido por momentos o desaguisado com Pinto da Costa e garantiu a sua presença na cerimónia de abertura do Campeonato da Europa de 2004. “Claro que vou estar presente”, referiu, não revelando, contudo, se o convite partiu das entidades desportivas. “Estou convidado por natureza e como tal, dou a certeza que estarei no estádio das Antas”, adiantou ainda visivelmente despreocupado quanto ao facto do jogo inaugural se realizar precisamente no Estádio das Antas.
Depois da polémica, com origem na construção do novo palco dos ‘dragões’, Rio deu ontem a entender estar receptivo a uma reaproximação com Pinto da Costa e o FC Porto.
Bem à margem das quezílias entre o presidente da Câmara e do clube mais representativo da Invicta, Rui Rio garantiu ainda que “as acessibilidades para o Estádio do Bessa estarão prontas a tempo do Campeonato da Europa de 2004.
DISCURSO DIRECTO
“Foi um espectáculo muito interessante, no qual as crianças foram as principais beneficiadas. Foi complicado jogar com futebolistas que não estou habituado, mas o que contava hoje (ontem) era a solidariedade.” - Luís Figo (Futebolista do Real Madrid)
“Já fico satisfeito por tocar na bola numa partida que foi muito interessante. Mas penso que fui o melhor de todos os jogadores não profissionais que estiveram em campo (risos)” - Michael Schumacher (Piloto de Fórmula 1)
“Foi um jogo muito fácil. A outra equipa era muito fraquinha. Deixámos que eles marcassem e ficassem com a vantagem de um golo e depois recuperámos facilmente. Na verdade estava à espera de um pouco mais do Zidane (risos)” - Sérgio Conceição (Futebolista do Inter Milão)
“Foi um êxito enorme da Fundação de Luís Figo. Temos que dar os parabéns a esse extraordinário futebolista, por tudo o que tem feito pelo desporto e pelas crianças.” - Rui Rio (Presidente da Câmara Municipal do Porto)
“É sempre um prazer participar num evento como este que visa a melhoria e o bem estar das crianças. Muitos de nós estão de férias mas fizémos questão de nos associar a esta iniciativa da Fundação Luís Figo e da UNICEF.” - Rui Costa (Futebolista do AC Milão)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)