Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

“Se falharmos a final, a época será um fracasso”

Paulo Bento, treinador do Sporting, espera um Benfica “mais pressionado e com mais tempo de descanso” a tentar comandar o jogo. O técnico leonino pede aos jogadores competência, inteligência e solidariedade para conseguirem triunfar
16 de Abril de 2008 às 00:30
“Se falharmos a final, a época será um fracasso”
“Se falharmos a final, a época será um fracasso” FOTO: Andre Kosters/Lusa

– Que equipa está em melhores condições para o jogo?

Paulo Bento – Um jogo destes não tem muito a ver com o momento. É um desafio em que mentalmente as equipas estão preparadas para o encarar. Temos de ser competentes para fazer as coisas bem, inteligentes para perceber que um jogo destes não se domina durante os 90 minutos e solidários porque com menos tempo de recuperação a entreajuda e sacrifício devem ser maiores.

– De que Benfica está à espera?

– Espero uma equipa a querer ter iniciativa e a tentar impor um ritmo forte no jogo, até porque tem vantagem no tempo de descanso. Por isso, não espero um Benfica a jogar em contra-ataque.

– A derrota em casa com a Académica para a Liga não terá influência sobre a equipa de Chalana?

– Cada jogo tem a sua história, não há dois jogos iguais. O Benfica de amanhã [hoje] não será o mesmo desse jogo.

– Se o Sporting falhar a final, a época será considerada um fracasso?

– Sim, considero que será uma má temporada. Também o será se perdermos a final e ficarmos em segundo na Liga. Temos esse objectivo, queremos defender o troféu que conquistámos no ano passado e voltar a conquistá-lo.

– O presidente Soares Franco disse que uma vitória não salva a época? Concorda?

– O presidente tem falado de um objectivo em termos de Liga [o acesso à Liga dos Campeões], que é um segundo objectivo, uma vez que o campeonato está entregue. O que nunca o ouvi dizer é que não queria deixar de chegar o mais longe possível na Taça UEFA e deixar de estar presente na final do Jamor para a conquistar.

– Que comentário faz à escolha do árbitro Jorge Sousa?

– Desejo-lhe a maior sorte do Mundo, apesar de considerar que temos sido prejudicados pelas arbitragens. Que faça um bom trabalho e que não tenha influência no resultado.

DUAS DÚVIDAS PARA PAULO BENTO

Izmailov e Gladstone estão em dúvida para o jogo de hoje com o Benfica. Ambos foram convocados por Paulo Bento e podem alinhar caso recuperem. Destaque para os regressos de Derlei (sete meses depois), Grimi, Vukcevic e Purovic.

O OLHAR DOS ADEPTOS: Só a vitória permite salvar a época?

JOÃO BRAGA , FADISTA - SPORTING

Para qualquer leão, só a vitória interessa neste dérbi, mas disso não depende a ‘salvação’ da época. Vejamos: o Sporting ganhou a Supertaça, chegou à final da Taça da Liga — desdenhada pelos encarnados por não terem conseguido lá chegar —, atingiu os quartos-de-final na Taça UEFA (o Benfica foi afastado nos oitavos-de-final), está a bater-se pelo 2.º posto na Liga (o SLB aspira manter o 4.º lugar). Por tudo isto, acho que o desespero da vitória cabe ao Benfica. Espero bem que lhe estraguemos a ‘festa’.

PACMAN, MÚSICO - BENFICA

Não salva a época, mas sem dúvida que poderá ser moralizador. Afinal de contas é a única competição em que ainda podemos ganhar algo. O campeonato, a Taça da Liga, a Liga dos Campeões e a Taça UEFA já ficaram para trás, portanto, vencer o Sporting e alcançar a final seria o menos mau. Era com certeza muito bom se conseguíssemos conquistar a Taça de Portugal numa época em que FC Porto, Sporting, Benfica e V. Setúbal são, para mim, as melhores equipas. 

NOTAS 

NANTES SEGUE LIEDSON

Liedson está a ser seguido pelo Nantes, clube francês que está prestes a subir à primeira divisão, noticiou ontem a imprensa francesa

SEGURANÇA: 600 AGENTES

O dérbi de hoje é considerado um jogo de 'risco elevado' e terá, por isso, 600 agentes da PSP para garantir a segurança

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)