Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Se o povo chamar Figo será difícil dizer não

É o mais renomado lateral-esquerdo do Mundo e as suas virtudes não se esgotam nos campos de futebol. Amigo do seu amigo, e sempre bem- -disposto, Roberto Carlos abriu o livro ao CM e aproveitou para elogiar Figo, outro dos ‘galácticos’ do Real Madrid.
2 de Janeiro de 2005 às 00:00
Correio da Manhã – Comecemos por falar do assunto do momento. Vai ou não sair do Real Madrid?
Roberto Carlos – Não sei onde foram buscar essa história. Nunca disse que queria sair, sinto-me muito bem em Madrid. É ponto assente, não saio, só se os dirigentes e o treinador assim o pretenderem.
– Há quem diga que já tem um acordo com o Chelsea…
– É tudo mentira. Nem com o Chelsea nem com qualquer outro clube.
– José Mourinho nunca falou consigo?
– Confirmo que houve uma possibilidade de sair para o Chelsea. No entanto, entendi que o melhor para mim seria ficar em Madrid. Estou bem e acredito que daqui só saio para o Santos, o meu clube do coração.
– O Real não está a fazer uma boa campanha. As críticas têm sido muitas. De alguma forma considera que tem sido um ‘bode expiatório’?
– Não quero entrar por aí. As pessoas gostam de inventar histórias. Se não jogo uma partida é porque tenho um acordo com um clube, ou porque não respeito as opções do treinador. Parem de inventar histórias! As coisas não têm é corrido como estávamos à espera. Mas acredito que tudo mudará. Ainda há muito campeonato pela frente.
– O ano passado também não correu bem. A culpa foi só de Carlos Queiroz?
– Não. A culpa foi de todos. No entanto, o mister Queiroz pagou por falta de resultados. Aqui no Real tudo se torna muito complicado quando não se ganha nada. Mas Queiroz tem muito valor, disso ninguém tem dúvidas e irá vencer no Manchester, tenho a certeza.
– Neste momento estão a 13 pontos do Barcelona. Ainda acredita no título?
– Sempre. Como já disse, falta meio campeonato para jogar. O Barcelona vem dominando a Liga, mas também têm tido muita sorte com as lesões, ao contrário do Real Madrid. As principais ‘peças’ como Ronaldinho, Deco, Eto’o têm estado em grande e há que dar mérito. Mas não perco a esperança
– E o Roberto acha que está em baixo de forma?
– Quando uma coisa não corre bem à equipa, aos jogadores acontece exactamente o mesmo. Acho que nos falta confiança.
– Também há muito que não se vê um daqueles golos do Roberto…
– Os anos pesam, se calhar perdi a força [risos].
– Falou há pouco de um compatriota seu que joga por Portugal…
– Deco. É um grande jogador, já provou isso.
– Não tinha lugar na selecção brasileira?
– Todos os jogadores brasileiros de valor têm lugar no escrete. No entanto, o seleccionador assim não o entendeu. Deco optou por Portugal e fez bem, é excelente, um jogador fantástico.
– Ao nível dos melhores?
– Sim, sem dúvida.
– Mas ficou de fora dos três melhores do Mundo e em segundo na Bola de Ouro, apesar de todas as conquistas…
– Por vezes isso não basta.
– Se tivesse conquistado os mesmos títulos no Barça ou Real seria diferente…
– Acredito que sim, apesar de o FC Porto ter sido, sem dúvida, superior a qualquer outro clube nesse ano. Infelizmente isso acontece e não só com ele. Penso que ele merecia um prémio. E ele também o sabe e é isso que interessa.
– Continuando a falar de Portugal. Sem olhar a sentimentos, sabendo-se das ligações do nosso país com o Brasil, o que acha da selecção portuguesa?
– Uma das melhores do Mundo. Não tenho quaisquer problemas em o dizer, mesmo que fosse espanhol, italiano, etc. Já o demonstraram por diversas vezes, como no Europeu. Tiveram azar apenas, pois foram os melhores.
– Destaca alguém em especial?
– Figo e Scolari. O Luís porque é um dos melhores jogadores do Mundo e o mister porque sabe o que faz e é também um dos melhores. Mas há outros grandes valores, não quero individualizar. Além disso, têm uma selecção jovem, o que poderá ser fundamental já no mundial 2006.
– Portugal é um dos favoritos?
– Claro, ao lado do Brasil, França e Alemanha.
– Mas Figo optou por não representar Portugal…
– Já tivemos a oportunidade de falar sobre isso. São opções e temos de as respeitar. No entanto, penso que as portas não estão totalmente fechadas e se o povo o chamar será difícil Figo dizer-lhes que não voltará.
– É um dos seus grandes amigos?
– Sem dúvida, é uma pessoa muito especial. Como ser humano é dos melhores que já encontrei.
– Travaram duras batalhas quando Figo estava no Barcelona…
– Foi o jogador que até hoje me deu mais problemas. Até nos treinos é muito complicado pará-lo. Ainda tem muito para dar ao futebol
– Acha que ele vai continuar no Real Madrid?
– Todos gostam muito dele e sei que ele também adora Madrid. Agora a vida é dele e ele saberá o que é melhor para ele e para a família.
ESTOU A FAZER UM HOSPITAL PARA CRIANÇAS
– Esta é uma época especial, o Natal. Recebeu algum presente especial?
– O melhor presente do mundo é estar com a família. Muitos dizem que os jogadores têm uma vida fantástica, recebem muito dinheiro. Mas isso não é o mais importante. As nossas famílias nunca têm a devida atenção. Estar com os meus filhos é a maior prenda do mundo, eles são tudo para mim
– Têm uma história fantástica e muito emotiva sobre um dos seus filhos…
– Há cerca de cinco anos adoptei um menino, na altura com cinco meses. Ele tinha muitos problemas de saúde e os pais não tinham possibilidades de o tratar. E hoje sinto-me muito feliz por o ter feito. Ele agora está bem e em sua homenagem estou a fazer um hospital em São Paulo para tratar jovens, cujos pais não têm possibilidades de o fazer.
PERFIL
Nome: Roberto Carlos da Silva
Data de Nascimento: 10/04/1973
Idade: 31 anos
Naturalidade: São Paulo (Brasil)
Peso: 70Kg
Altura: 1,68m
Posição: Lateral-esquerdo
Títulos: Com o Real Madrid - Três Ligas dos campeões, três Ligas espanholas, duas taças intercontinentais, três taças de Espanha e uma Supertaça Europeia. Com o Palmeiras - Dois campeonatos brasileiros. Com a Selecção do Brasil - Mundial de futebol (2002) e uma Copa América (2004).
PERGUNTAS RÁPIDAS
-Melhor jogador de todos os tempos?
Maradona
-Melhor jogador da actualidade?
Ronaldinho
-Melhor português?
Luís Figo
-Melhor golo de sempre?
Frente à França, Taça das confederações
- Melhor jogo?
Brasil-Alemanha, Mundial de 2002
- Pior Jogo?
França-Brasil, Mundial 1998
-Desejos para 2005?
Paz para o mundo
- Desejos pessoais?
Ser campeão pelo Real Madrid
Ver comentários