Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Seba Ribas: “Golos são a minha vida”

"Estou pronto para oferecer muito trabalho, dedicação e humildade. Golos são a minha vida e espero ajudar o Sporting", disse ontem Sebastián Ribas, ponta-de-lança que vai jogar no Sporting durante uma época e meia por empréstimo do Génova , com opção de compra do Sporting de 2,5 milhões de euros para mais três anos de contrato.

5 de Janeiro de 2012 às 01:00
Renato Neto cumprimenta Carlos Freitas perante o olhar de Ribas
Renato Neto cumprimenta Carlos Freitas perante o olhar de Ribas FOTO: Pedro Catarino

O jogador uruguaio de 23 anos recusou comprometer-se com uma meta de golos, mas aguçou o apetite aos adeptos presentes na sua apresentação: "Não estabeleço o número de golos que quero marcar. O golo é uma sequência do trabalho durante a semana. Quero marcar o máximo de golos possível", disse o jogador, que deixou elogios à concorrência directa [Wolfswinkel e Bojinov], mas não se atemorizou. "O Wolfswinkel é um grande avançado, há ainda o Bojinov e não vejo qualquer problema que haja concorrência entre nós", referiu o jogador, para quem adaptação não será problema: "Um jogador se está preparado mentalmente não precisa de tempo de adaptação. Sou um jogador que trabalha muito e a minha adaptação vai ser boa".

Antes de rumar a Alvalade, Ribas revelou ter falado com Miguel Veloso [colega no Génova] sobre o clube: "Ele lembra sempre o Sporting, uma casa que lhe diz muito. A opinião dele pesou na minha decisão".

Sobre o futuro, Seba deixou uma garantia: "Espero melhorar, continuar a crescer e ajudar o Sporting a ganhar coisas importantes". Confrontado com o facto de não ter jogado pelo Génova em seis meses, respondeu: "A pergunta não devia ser para mim. Isso é passado".

Também Renato Neto foi ontem apresentado e tem muitas esperanças para a época que vai a meio: "Com certeza que temos equipa para ser campeões. Vamos trabalhar para ganhar os próximos jogos e reforçar a nossa candidatura ao título. Espero ficar aqui muito tempo".

PERFIS

O uruguaio Sebastián Ribas, de 23 anos, destacou-se no segundo escalão do futebol francês antes de rumar ao Génova. Em 2010/11, o avançado apontou 23 golos ao serviço do Dijon.

O brasileiro Renato Neto, de 20 anos, está de regresso depois de um empréstimo de época e meia ao Cercle Brugge. Chegou aos juvenis do Sporting em 2006/07, proveniente da Academia Catarinense.

RIBAS ERA DESEJO DESDE O VERÃO

O director desportivo do Sporting, Carlos Freitas, realçou que Ribas já tinha sido desejado no início da época. "Tentámos a sua contratação em definitivo no Verão, mas não fomos tão fortes como o Génova, que teve mais argumentos", explicou o dirigente leonino. 

XANDÃO CHEGA HOJE PARA LEÕES

O defesa central Xandão chega hoje a Lisboa para se tornar reforço do Sporting. Ontem despediu-se dos companheiros do São Paulo: "Queria agradecer por tudo o que passei aqui no clube e pela oportunidade de jogar no São Paulo. Fiz muitos amigos". 

WOLFSWINKEL SEGURO PELA SAD

Wolfswinkel está seguro no Sporting, adiantou Carlos Freitas: "O Sporting está salvaguardado com um contrato [até 2017] e uma cláusula de rescisão [22 milhões de euros]. Não houve nenhuma abordagem ao jogador. Faz parte dos planos e contamos com ele".

PEÑAROL PERTO DE CONSEGUIR LUIS AGUIAR

O Peñarol está perto de assegurar os serviços por empréstimo de Luis Aguiar, médio uruguaio que suspendeu o contrato com o Sporting [válido até 2012] devido a problemas pessoais relacionados com a gravidez da mulher. O médio deu por certo o ingresso no Peñarol: "Espero ter a oportunidade de começar amanhã a pré-temporada com a equipa. Foi algo complicado, mas estou contente por tudo ter acabado bem", disse ontem à imprensa uruguaia.

O OLHAR DO ADEPTO

DERROTA NO CLÁSSICO AFASTA SPORTING DO TÍTULO?

Nem a brincar ao faz--de-conta o Sporting sairá derrotado. Entrando em hipóteses delirantes lembro que os leões ainda recebem as águias e terão de visitar os dragões, pelo que em caso de aperto bastaria vencer esses dois encontros para se recolocar na rota do título. Aos portistas é que só interessa a vitória – se saírem do comando virão por aí abaixo aos trambolhões. - João Braga, Sporting

Uma derrota neste jogo pode complicar muito a chegada do Sporting ao primeiro lugar, sem dúvida. Isto porque tanto o FC Porto como o Benfica poderão, eventualmente, solidificar as suas posições cimeiras. É um encontro que se aguarda com grande expectativa e o Sporting terá de trabalhar muito para poder empatar ou vencer este clássico em Alvalade. - Hernâni Gonçalves, FC Porto

SPORTING CLÁSSICO JOGO FC PORTO RIBAS RENATO NETO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)