Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Seis dispensados

A performance desportiva irregular do FC Porto não afecta apenas a continuidade do treinador Jesualdo Ferreira. Já está em marcha uma limpeza de balneário, que levará vários jogadores a abandonar o Dragão no final da época. Fucile, Guarín, Mariano, Belluschi, Valeri e Farías são os seis nomes impressos na lista de dispensas. E já procuram clube.
16 de Março de 2010 às 00:30
Belluschi (esq.), Farías e Guarín não entram nos planos dos dragões. Prediger (dir.) já saiu
Belluschi (esq.), Farías e Guarín não entram nos planos dos dragões. Prediger (dir.) já saiu FOTO: Manuel Araújo/Record

É altamente provável que os quadros do FC Porto emagreçam mais, ou não estivesse o central Bruno Alves na mira do Barcelona, do Inter e do Manchester United. Mesmo com a saída no horizonte, o jogador, ligado ao FC Porto até 2012, mantém negociações para dilatar o seu contrato e tornar-se o mais bem pago do plantel (acima dos 135 mil euros mensais de Cristian Rodriguez).

Falcão, Álvaro Pereira e Hulk também interessam a colossos europeus, como Chelsea e Roma. Poderão sair caso surja uma proposta financeiramente vantajosa para o FC Porto. Fucile e Belluschi, entre os dispensados, apostam numa mudança para o campeonato italiano, de onde têm surgido ecos de interesse nos seus serviços.

Apesar de ter regressado às vitórias na última jornada (2-1, em Coimbra, diante da Académica), o FC Porto não consegue disfarçar o mau momento na Liga, onde segue a uma distância de oito pontos do 2º lugar. A eliminação nos ‘oitavos’ da Champions, com goleada pesada frente ao Arsenal, apenas veio acentuar a atmosfera cinzenta da equipa e a posição de vários jogadores. Aliás, os seis nomes que a SAD portista pretende descartar têm sido os mais criticados pela massa adepta. Ainda assim, uma vitória na Taça da Liga, frente ao detentor do troféu, o Benfica, poderá minimizar a contestação dos adeptos. Jesualdo sabe-o bem, por isso quer apresentar no Algarve, domingo, a melhor versão do FC Porto, com o regresso de Fernando ao meio-campo, após longa ausência por lesão.

APONTAMENTOS

Alergia

O FC Porto tem alergia às primeiras partes da Taça da Liga. Nos quatro jogos já disputados (Leixões, 1-0, 45’; Académica, O-0; 1-0, 82’; Estoril, 0-2, 53’ e 77’), a equipa de Jesualdo Ferreira só marcou golos no decorrer da segunda parte.

Fernando ok

Fernando já treina sem problemas e é o trunfo dos dragões na Taça da Liga. Fez o último jogo na recepção ao Sp. Braga (5-1) e a sua lesão (rotura muscular na coxa esquerda) abriu um buraco no meio-campo: nos três jogos seguintes, o FC Porto sofreu 10 golos.

Invasão azul

O duelo com o Benfica, domingo, no Estádio Algarve, está a gerar grande expectativa junto dos adeptos portistas. A venda de bilhetes para a final da Taça da Liga decorre a ritmo elevado, segundo revelaram ontem responsáveis dos dragões.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)