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Correio da Manhã

Desporto

Seis milhões por direitos de TV e equipamentos

A Federação Portuguesa de Futebol está a negociar o contrato de cedência de direitos televisivos dos jogos das selecções, publicidade estática e sponsorização, para o período entre 2008 e 2012, apurou o CM junto de fonte federativa. A Olivedesportos detém os direitos até 2008 e tudo indica que a FPF vai renovar por mais quatro anos com a empresa de Joaquim Oliveira, uma vez que desta forma conseguirá negociar um pacote três em um. “Por enquanto não temos uma estrutura como tem, por exemplo, a federação inglesa que nos permita negociar directamente a publicidade estática e a sponsorização, por isso é mais vantajoso trabalhar com uma agência como a Olivedesportos”, disse ao CM a mesma fonte.
17 de Dezembro de 2006 às 00:00
A selecção nacional tem sido cobiçada pelas principais marcas de equipamentos desportivos
A selecção nacional tem sido cobiçada pelas principais marcas de equipamentos desportivos FOTO: João Abreu Miranda, Lusa
Por outro lado, o contrato de fornecimento de equipamentos, também para o período entre 2008 e 2012, está também em fase de negociação e apreciação de propostas. Estes contratos precisam de ser negociados com muita antecedência, de modo a que as marcas possam preparar atempadamente toda a panóplia de produtos que terão de produzir. A selecção é equipada pela marca americana Nike até 2008, mas poderá mudar de fornecedor. A Puma, que equipa a campeã mundial Itália, está muito interessada e já terá feito uma proposta considerada “muito vantajosa”. A renovação com a Nike está também em cima da mesa, enquanto a Adidas e a Diadora se mantêm numa posição de expectativa.
O objectivo negocial é conseguir que os novos contratos de direitos TV, publicidade estática, sponsorização e fornecimento de equipamentos possam cobrir os custos operacionais da FPF, estimados em cerca de seis milhões de euros por ano. Um objectivo ambicioso mas que se explica pelo grande prestígio actual da selecção.
APONTAMENTOS
JOVENS
No novo contrato de direitos televisivos ficará estipulado, tal como no actual, que o comprador fica com obrigação de transmitir um número de jogos das selecções jovens e da selecção futsal.
DURAÇÃO
A FPF não coloca de parte a possibilidade de assinar contratos por seis anos e não por quatro. Uma maior duração garante um maior encaixe, mas é também uma maior ‘prisão’.
BRASIL
O Brasil, por exemplo, tem um contrato de fornecimento de equipamentos com a Nike com a duração de dez anos pelo qual receberá um total de 38 milhões de euros (3,8 milhões por ano).
EQUIPAMENTOS DAS SELECÇÕES
PUMA
Itália
República Checa
Paraguai
Angola
Togo
Suíça
Tunísia
Polónia
Costa do Marfim
Irão
Gana
Arábia Saudita
NIKE
Portugal
Brasil
Holanda
Croácia
EUA
México
Coreia do Sul
Austrália
ADIDAS
Alemanha
Argentina
França
Espanha
Japão
Trinidade & Tobago
DIADORA
Escócia
Malta
Cazaquistão
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