Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Seleccionada para o Europeu de Saltos

A algarvia Joana Teixeira foi seleccionada para representar Portugal no Campeonato da Europa de Saltos no escalão de Juniores, que se disputa na pequena cidade francesa de Auvers, de 25 a 29 deste mês. A jovem de 18 anos é a primeira algarvia na Selecção Nacional a disputar provas fora de Portugal neste escalão.
19 de Julho de 2007 às 00:00
Joana começou a treinar a sério há seis anos e vai competir ao mais alto nível na próxima semana
Joana começou a treinar a sério há seis anos e vai competir ao mais alto nível na próxima semana FOTO: Rui Pando Gomes
“Desde que comecei a treinar a sério, há seis anos, que o meu objectivo era atingir este nível e chegar ao Europeu. Estou satisfeita por ter conseguido”, disse ao CM a cavaleira, que sonha chegar um dia aos Jogos Olímpicos. Vai competir com o seu cavalo Pentagon 66, um “companheiro e amigo”. “Fazemos uma equipa. Ele sabe o que eu sinto e eu sei qual vai ser o seu comportamento quando estamos a saltar”, confessa Joana Teixeira, que promete trazer um prémio para casa.
“Ela está a treinar seis dias por semana para se preparar para a prova. Está bastante empenhada para conseguir um bom resultado” disse ao CM António Reis, equitador da jovem, há cinco anos, no Centro Hípico Paraíso dos Cavalos. “Quando comecei a trabalhar com ela estabelecemos um objectivo: chegar a competições de alto nível e estamos contentes por estarmos a conseguir o que planeamos. Mas não tem sido fácil porque é um desporto muito caro que ninguém dá apoio”, lamenta o equitador.
Ao lado de Joana no Europeu de Juniores vão estar os cavaleiros portugueses Maria Vozone Vilar, Jorge Oliveira e Carmo, Maria Ferreira Paulo e João Ribeirinho. Na categoria de Jovens Cavaleiros vão estar em competição ainda Hugo Aramis, Ricardo Gil Santos, Luís Filipe Costa, Luís Ribeirinho e Francisco Guedes. O chefe de equipa é Martim Portela de Morais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)