Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

"Sem excesso de confiança”

Paulo Bento diz que equipa está motivada e que o Sporting vai seguir em frente.
9 de Novembro de 2008 às 00:30
Paulo Bento admite que nem todos os elementos do plantel treinam bem
Paulo Bento admite que nem todos os elementos do plantel treinam bem FOTO: Mário Cruz, Lusa

– O que representa o recorde de 19 jogos sem perder para a Taça?

Paulo Beto – Não são números meus, são da equipa, que já vêm de épocas anteriores, em que o Sporting foi eliminado nos penáltis [Benfica, na Luz].

– O que vai pesar neste jogo contra o FC Porto?

– A organização e a consistência defensiva. Vamos tentar melhorar a eficácia ofensiva, sabendo que do outro lado está um adversário que também é bom.

– Vai haver acerto de contas por o FC Porto ter sido a última equipa a marcar golos ao Sporting.

– Não se pode levar o sentimento de vingança para o campo, porque tira discernimento. Devemos levar a nossa atitude e a nossa consistência. Acredito que vamos seguir em frente.

– De que FC Porto está à espera?

– Espero sempre o melhor dos adversários. É uma equipa organizada, bem orientada, com qualidade, motivada e que tem o objectivo de ganhar. Nós estaremos confiantes e motivados por termos alcançado uma meta e agora não queremos perder outro dos objectivos da época [Taça de Portugal]. Pretendemos dar continuidade ao momento que atravessamos e devemos estar motivados, mas que isso não dê em excesso de confiança.

– Nesta última semana notou empenho de igual forma em todos os jogadores?

– O bom ambiente continua e o empenho deixa-me satisfeito. Seria mentiroso se dissesse que estão todos empenhados da mesma forma, porque não estão, mas não vou dizer quem é [crítica implícita a Vukcevic].

– Num dos muros da Academia está escrito: ‘Obrigado Paulo Bento’. Que sentimento lhe desperta?

– Está escrito? Não sabia, não veio nos jornais. O Sporting não me deve nada. Eu é que tenho de estar agradecido ao Sporting.

– É desta que o público vai corresponder?

– Esperemos que sim. O que encontrámos na 2ª parte contra o Shakhtar foi o ideal em apoio, mas queremos mais gente. Temos de fazer a nossa parte e agregar maior qualidade ofensiva à consistência defensiva.

TÉCNICO ELOGIA RODRIGO TIUÍ

Tiuí foi convocado para o jogo desta noite frente ao FC Porto. O herói da final da Taça de Portugal da época passada teve direito a elogios de Paulo Bento. 'A nível de treino é um bom exemplo, é um bom profissional, até pela forma como tem abordado a Liga Intercalar [marcou os dois golos do Sporting no empate frente ao Belenenses]. Merece o meu respeito e o do grupo.' O lateral-esquerdo Ronny também foi convocado no lugar do castigado Derlei. É a outra alteração em relação à lista de convocados do jogo de terça-feira com o Shakhtar Donetsk (1-0), para a Liga dos Campeões.

APONTAMENTOS

PODE HAVER PENÁLTIS

A eliminatória da Taça de Portugal tem de ficar resolvida hoje, nem que haja recurso à marcação de grandes penalidades. Em 2006/2007, o Sporting perdeu nesse desempate as meias-finais no Dragão.

TRIBUNA PRESIDENCIAL

Pinto da Costa deverá sentar-se ao lado de Soares Franco na Tribuna Presidencial do Estádio de Alvalade. Os dois clubes vivem uma fase de bom relacionamento institucional.

RABIOLA ÚNICA BAIXA

Com a recuperação total de Fucile, convocado para a partida de hoje, Rabiola é agora a única baixa no plantel portista. O jovem avançado voltou ontem a trabalhar de forma condicionada.

INDICAÇÃO AOS DRAGÕES

A PSP recomenda aos adeptos do FC Porto que estacionem os veículos num arruamento junto ao Instituto Ricardo Jorge, que foi fechado para esse fim. Sugere-se também que se desloquem cedo para Alvalade.

NOTAS

BALIZA: RUI PATRÍCIO A TITULAR

RuiPatrício vai ser o dono da baliza do Sporting no jogo desta noite, frente ao FC Porto. Paulo Bento tem por hábito optar pelos mais utilizados nos jogos mais difíceis da Taça de Portugal.

BENTO: 50 POR CENTO PARA CADA

Bento acha que a eliminatória em Alvalade é de 50 por cento de possibilidades para cada equipa, mas quer tentar transformar essa percentagem numa vantagem maior para os leões.

ÁRBITRO: JESUALDO CONFIANTE

BrunoPaixão inspira confiança aJesualdoFerreira: 'Acho que é competente. O histórico dele com o FC Porto não é feliz, mas isso é apenas fruto de circunstâncias que aconteceram.'

BENTO E JESUALDO VÃO PARA 10.º CLÁSSICO

No 10º clássico entre Paulo Bento e Jesualdo Ferreira, os regressos de Tiuí, do lado do Sporting, e de Fucile, pelo FC Porto, são as grandes novidades promovidas pelos técnicos nos convocados para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

Fucile será previsivelmente titular, até porque Sapunaru não foi convocado, mas Tiuí não passará do banco, sendo certo que Paulo Bento ainda vai ter de excluir um jogador dos convocados, pois chamou 19 atletas.

Paulo Bento só perdeu uma vez em casa frente ao FC Porto – em Outubro deste ano. No confronto directo, Paulo Bento já leva cinco vitórias, três delas com direito a levantar Taças, duas Supertaças e uma de Portugal. Jesualdo ganhou duas vezes e empatou as outras duas, pelo que o saldo é amplamente favorável ao treinador dos leões.

O OLHAR DOS ADEPTOS: JOGO É DECISIVO PARA JESUALDO?

JOÃO BRAGA, Sporting

No FC Porto, pelo que se tem visto nos últimos anos, foi implantado um espírito que facilita muito a vida ao treinador, seja ele qual for. Mesmo José Mourinho que, recorde-se, já havia estado a assimilar essa estratégia entre 1994 e 1996 como ‘tradutor’, dizia-se então, de sir Bobby Robson, foi um aluno irrepreensível do patrono dessa cultura futebolística. Em suma: este jogo no Estádio de Alvalade nada decide sobre a permanência de Jesualdo Ferreira à frente dos dragões — decisivos são os timings de Jorge Nuno Pinto da Costa.

HERNÂNI GONÇALVES, FC Porto

Não me parece de maneira alguma que este jogo seja uma sentença de morte para o treinador Jesualdo Ferreira. É um jogo da Taça de Portugal, diferente dos da Liga, pois é a eliminar. Uma derrota do Futebol Clube do Porto, que não espero, não será o fim do mundo. Pessoalmente, o FC Porto já ganhou tantas Taças de Portugal [13] que, apesar de ser um troféu apetecível, é um acto vulgar e normal. Se perder é menos uma Taça na sala de troféus. O insucesso num jogo nunca põe em causa o lugar do treinador do Futebol Clube do Porto.

SPORTING-FC PORTO (Transmissão TVI, às 20h45)

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)