Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Simão em risco para o dérbi

Simão Sabrosa não vai defrontar o Marítimo por ter apresentado uma inflamação no joelho esquerdo (tendinite), que já o impediu de participar no treino de ontem. O tempo de paragem está dependente da ressonância magnética que o capitão dos encarnados irá efectuar no próximo domingo.
21 de Abril de 2007 às 00:00
Simão apenas tinha falhado um jogo esta época: foi, na 2.ª jornada da Liga quando o Benfica perdeu (3-0), no Bessa, com o Boavista
Simão apenas tinha falhado um jogo esta época: foi, na 2.ª jornada da Liga quando o Benfica perdeu (3-0), no Bessa, com o Boavista FOTO: Marta Vitorino
Além de falhar o jogo com o Marítimo, Simão corre também o risco de não defrontar o Sporting na jornada seguinte, um jogo de extrema importância para as duas equipas, para lá da rivalidade, já que pode determinar o 2.º lugar da Liga. Simão é um jogador de extrema importância para a formação de Fernando Santos e para se chegar a esta conclusão, basta consultar os dados estatísticos referentes à carreira do Benfica nesta época. Além de ser o melhor marcador, tendo apontado 11 dos 46 golos marcados pela equipa encarnada, soma ainda seis assistências para golo.
Aliás, em termos estatísticos, Simão supera, destacado, o portista Quaresma, segundo jogador mais influente numa equipa, com 6 golos marcados e 13 assistências.
A preponderância de Simão fica também bem expressa no facto de apenas uma vez ter falhado, esta época, um jogo da Liga portuguesa O CM sabe que a tendinite poderá ser reflexo do enorme desgaste a que tem sido submetido. A única ausência do n.º 20 aconteceu no Bessa, frente ao Boavista, na 2.ª jornada da Liga (9 de Setembro do ano passado), partida em que os encarnados perderam (3-0).
Embora Simão esteja à beira de ser suspenso, dado que já viu quatro cartões amarelos e com o quinto ficaria afastado do dérbi, o treinador Fernando Santos já demonstrou, no passado recente, não ser apologista de deixar de fora jogadores nucleares em encontros que podem ajudar a decidir uma temporada. É que uma derrota na Madeira, conjugada com uma vitória do Sporting frente à Naval, deixaria o clube da Luz a quatro pontos do rival de Alvalade e de um lugar assegurado na Liga dos Campeões
Para o lugar de Simão deve entrar Miccoli, que esteve ausente do jogo com o Sp. Braga, devido a problemas musculares.
SIMÃO NA LIGA
2121 minutos na Liga. Simão fez 24 jogos, sempre a títular, e só falhou o Boavista na 2.ª jornada.
11 golos, quatro dos quais de penálti. O capitão do Benfica é o melhor marcador da Liga.
4 amarelos. O extremo está há 12 jornadas a um cartão da suspensão na Liga.
CLAQUES REGISTADAS
Benfica, Sporting, FC Porto e Boavista, os únicos clubes que marcaram presença na reunião de ontem com o Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto (CNCVD), comprometeram-se a registar as respectivas claques até ao princípio da próxima época, de forma a prevenir os recentes incidentes entre adeptos no Benfica-FC Porto.
“Os clubes entenderam que esta é a melhor forma de ultrapassar as dificuldades de ligação entre as duas partes. É uma medida objectiva, num enquadramento de maior proximidade dos clubes aos seus adeptos”, afirmou o presidente da CNCVD, Luís Sardinha, revelando ainda que vai ser realizada uma “campanha conjunta contra a violência no desporto”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)