Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Simões constituído arguido

O presidente da Académica, José Eduardo Simões, foi formalmente acusado dos crimes de corrupção e tráfico de influências, revelou à Lusa fonte próxima do processo, instaurado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra.
13 de Dezembro de 2006 às 00:00
Em causa estão alegadas ligações entre o futebol e interesses imobiliários que levaram ao embargo da urbanização ‘Jardins do Mondego’, obra licenciada quando Simões era director do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).
Apesar de as investigações terem começado em Abril de 2005, foi apenas em Fevereiro deste ano que se realizaram buscas a casa do presidente da ‘Briosa’, bem como na sede do clube e no gabinete onde exerceu funções na CMC, tendo sido encontrado no seu automóvel cerca de 200 mil euros em notas.
A denúncia foi feita à PJ através de uma carta anónima, que apontava para alegadas ilegalidades cometidas por José Eduardo Simões e o empresário imobiliário Emídio Mendes, proprietário da urbanização ‘Jardins do Mondego’, cujo último piso foi demolido, por estar ilegal.
Entretanto, o ‘Diário de Coimbra’ revelou que Simões é acusado de dez crimes de corrupção. Segundo a publicação, o presidente da Académica contactaria os promotores dos empreendimentos imobiliários a quem pediria donativos para o clube. Posteriormente, ofereceria os seus serviços como director municipal da CMC, facilitando o andamento dos processos relativos às urbanizações.
APONTAMENTOS
DOIS EMPRESÁRIOS
Segundo o ‘Diário de Coimbra’, no processo são acusados dois empresários, um da zona de Pombal e outro do Sul. E surgem apenas dois nomes, pois a boa parte dos 20 arguidos do Ministério Público terá proposto a suspensão provisória do processo, para que estes possam testemunhar, caso de chegue à fase de julgamento.
PASSIVO ELEVADO
A Académica de Coimbra está a passar por graves problemas financeiros. De acordo com os números revelados na última Assembleia Geral de 30 de Novembro, o passivo do clube ascende a 12 milhões de euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)