Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Sinto-me na obrigação de me candidatar ao cargo

Filipe Soares Franco admitiu ontem que poderá apresentar-se como candidato à presidência do Sporting nas eleições que se realizarão no final da época desportiva.
13 de Janeiro de 2006 às 00:00
Filipe Soares Franco admitiu que 'o Benfica é maior do que o Sporting'
Filipe Soares Franco admitiu que 'o Benfica é maior do que o Sporting' FOTO: Gika Canoso, Record
O actual líder ‘leonino’, que em Outubro substituiu Dias da Cunha no cargo, garantiu que até ao momento não viu nenhuma alternativa válida para assumir os destinos do clube e faz depender a sua decisão definitiva da aprovação, por parte dos sócios, do seu projecto para o futuro do emblema ‘verde-e-branco’.
“O Sporting não pode ser um clube sem projecto. Até hoje, ninguém procurou saber a verdadeira realidade do clube. Comecei a construir um projecto e se essas ideias passarem no Conselho Leonino e na Assembleia Geral, sinto-me na obrigação de me candidatar. Fá-lo-ei com prazer”, afirmou Soares Franco, numa entrevista à SIC realizada em Alvalade.
Uma das ideias que o líder ‘leonino’ vai apresentar na reunião magna, que espera ver marcada nos próximos dois meses, é a alienação de património do clube: “É uma das variáveis do projecto que vou apresentar. Da totalidade dos proveitos que o Sporting tem, cerca de 13 milhões de euros servem para pagar encargos financeiros. O edifício sede ou o centro comercial Alvaláxia, desde que devidamente avaliados, devem ser alienados”.
No plano desportivo, Soares Franco manifestou a sua confiança no trabalho de Paulo Bento, deixando claro que a aposta no ex-jogador é para continuar: “Ele tem um estilo diferente de José Peseiro. Pode ser um estilo menos bonito, mas é mais eficaz. Paulo Bento irá continuar no cargo caso avance para a presidência”.
O líder ‘leonino’ queixou-se de dualidade de critérios das autarquias no apoio à construção dos novos estádios. “O Sporting recebeu 10 milhões de euros, mas o Benfica recebeu 49 e o FC Porto 150”. E admitiu que o Benfica consegue mais receitas porque “é maior do que o Sporting”.
FRASES FORTES
“O Sporting não pode ser um clube sem projecto.”
“Comecei a construir um projecto e se essas ideias passarem no Conselho Leonino e na Assembleia Geral, sinto-me na obrigação de me candidatar. Fá-lo-ei com prazer.”
“O edifício sede, o centro comercial Alvaláxia e os edifícios da clínica CUF e do ‘health club’ devem ser alienados desde que devidamente avaliados.”
“Paulo Bento tem um estilo diferente de José Peseiro. Pode ser um estilo menos bonito, mas é mais eficaz.”
“Paulo Bento tem feito um bom trabalho e irá continuar no cargo caso avance para a presidência.”
“O Sporting recebeu 10 milhões de euros da autarquia para a construção do novo estádio. O Benfica recebeu 49 milhões e o FC Porto 150 milhões.”
“O Benfica é maior do que o Sporting e por isso tem maior capacidade de angariar receitas."
SOLTAS 'LEONINAS'
BETO SEM NADA
Apesar das notícias que circularam na noite de quarta-feira, nenhuma proposta do Bordéus ou de outro clube por Beto chegou à SAD ‘leonina’. Há quem fale em encenação e equívoco para catalogar a alegada despedida. E agora?
HUGO INSCRITO
Com o futuro de Beto indefinido e sem capacidade para nova incursão no mercado, a SAD prepara-se para inscrever Hugo, central que embora afastado por Peseiro mantém vínculo com os ‘leões’. É uma solução de recurso.
ADRIANO ‘OUT’
O ponta-de-lança brasileiro Adriano está praticamente descartado como reforço do Sporting. Os ‘leões’, sabe o CM, têm em carteira outras alternativas, pelo que o avançado do Cruzeiro dificilmente vestirá de ‘verde-e-branco’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)