Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

“Sinto muito orgulho”

"Sinto muito orgulho no feito que consegui. Marcar mais de 100 golos no campeonato português tem grande significado e, aos 37 anos, é a prova de que a idade não é tudo e que se pode estar ao mais alto nível depois dos 30, apesar de haver gente a tratar um jogador da minha idade por velho e acabado", disse João Tomás, ponta-de-lança do Rio Ave que com os três golos apontados no domingo frente ao V. Setúbal (vitória por 5-3) conseguiu atingir os 101 golos na Liga em 259 jogos, em declarações ao CM.
27 de Novembro de 2012 às 01:00
João Tomás fez um hat-trick na vitória do Rio Ave no Bonfim (5-3)
João Tomás fez um hat-trick na vitória do Rio Ave no Bonfim (5-3) FOTO: Luís Vieira

O goleador lembra que nunca teve vida fácil no futebol e que a marca centenária até poderia ter sido alcançada mais cedo. "Cheguei a jogar nos distritais, vim bem de lá de baixo, nunca tive nada facilitado na carreira e lembro-me de ter ido treinar ao Oliveira do Bairro, o clube da minha terra, e de não ter ficado. A minha carreira foi evoluindo com o meu esforço. Quando comecei, não esperava chegar tão longe", destacou.

Relativamente à carreira, João Tomás admitiu que tem duas espinhas na garganta. "Tenho pena de nunca ter ganho um título e de não ter jogado na Liga dos Campeões, mas muitos não o conseguiram", adiantou.

Já o facto de não ser opção para Paulo Bento na Selecção não lhe causa mágoa. "Cheguei a ser internacional A, nunca pensei conseguir isso e a opção de não ser chamado tem de ser respeitada", referiu o jogador, que sente que as pessoas o admiram pelo seu trajecto no futebol.

"Tenho o reconhecimento das pessoas que são mais importantes para mim, como a família, os amigos e aqueles com quem trabalho diariamente".

Depois de conseguir a marca centenária, João Tomás não quer ficar por aí, mas sabe que há limites. "Ir aos 150 golos já não vai ser possível [risos]. Não há tempo para isso", destacou o jogador, que já foi conhecido por ‘Jardel de Coimbra’.

joão tomás avançado golos rio ave liga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)