Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

SÓ FALTOU MCCARTHY

O FC Porto está desde ontem em Marienfeld, próximo da cidade alemã de Dortmund, onde prepara o ataque à nova época depois de ter conquistado a SuperLiga, Taça de Portugal e Taça UEFA. Um ‘dragão’ que está de regresso à Liga dos Campeões, mas ainda não encontrou o sucessor de Hélder Postiga, dadas as indisfarçáveis dificuldades em garantir o concurso de Benni McCarthy.
15 de Julho de 2003 às 00:00
McCarthy é desejado mas negociações estão por concluir
McCarthy é desejado mas negociações estão por concluir FOTO: Luís Vieira
O Celta de Vigo, através de Sabino Lopez, fez saber que o internacional da África do Sul já acertou todos os aspectos pendentes com o emblema galego, não tendo dúvidas que Benni McCarthy "vai para o FC Porto. Connosco está tudo acertado", garantiu, enquanto o portista Reinaldo Teles, à saída para a Alemanha não escondeu que o camisola nº 77 goza de grande admiração nas Antas: "É um jogador que gostamos muito e que conhecemos. Poderá haver novidades durante a pré-época, já que tanto o presidente como os meus colegas tudo farão para nos fazer uma surpresa”.
Durante a apresentação dos reforços Pedro Mendes, Serginho e Ricardo Fernandes, o presidente Pinto da Costa apenas deixava entender que a vaga na frente de ataque, tanto poderia ser ocupada por McCarthy "como outro...”, explicando: “O treinador deu-nos como preferência McCarthy, depois ainda o McCarthy e só então falou noutras opções".
O líder dos ‘dragões’ explicou que o futuro reforço irá integrar a equipa na Alemanha, enquanto Mourinho deixou entender que só faltava o sucessor de Postiga: "Tenho a certeza absoluta, porque a minha confiança é ilimitada, que a SAD irá oferecer um ponta-de-lança”, explicou, sugerindo que só assim poderá dar-se por "contente com um plantel completo e de qualidade".
CONTINUIDADE DE DECO GARANTIDA
Pinto da Costa aproveitou ontem para desfazer as dúvidas em torno da continuidade de Deco no plantel: "O que posso garantir é que sobre isso, já foi dita tanta estupidez e mentira, que não vou acrescentar mais nada porque não é preciso", clarificou, enquanto os SuperDragões recorreram aos ‘graffiti’ para pedir a permanência do ‘mágico’ (ver foto em cima). Entretanto, a equipa começa a trabalhar em Marienfeld, com apenas as sessões matinais abertas à imprensa. A partir de sábado todo o trabalho far-se-á em privado, num estágio que vai contemplar quatro jogos-treino, dois dos quais com equipas de ‘topo’: os alemães do Hannover 96 (dia 24) e os franceses do PSG (26).
TRÊS REFORÇOS
PEDRO MENDES (ex-Vit. Guimarães)
O internacional português, ex-V. Guimarães, apresentou-se com grande confiança nas Antas e nas primeiras palavras enquanto jogador portista quis vincar que está preparado para responder às exigências do novo clube. “Sou um jogador à FC Porto. Identifico-me com as pessoas deste clube, desde a direcção à equipa técnica e plantel. É um orgulho representar este clube. Um sonho que consegui concretizar e tentarei corresponder à aposta que fizeram em mim”, salientou o médio na sua apresentação oficial.
RICARDO FERNANDES (ex-Sporting)
Ricardo Fernandes já tinha começado os trabalhos de pré-época em Alvalade, mas a troca com Clayton, que já está às ordens de Fernando Santos, abriu-lhe as portas das Antas. O ex-leão considera que tomou a decisão certa ao ingressar no campeão nacional: “Sinto-me orgulhoso. Esta é uma mudança muito positiva para mim. Vou trabalhar e esperar pelo futuro. Fazer tudo para que o clube continue na senda dos êxitos. É uma excelente oportunidade para mostrar o meu valor e o que posso fazer no futebol português”.
SERGINHO (ex-Paços de Ferreira)
O brasileiro é, talvez, a grande surpresa nas contratações do FC Porto para a nova temporada. O namoro já era antigo, mas a cedência de Clayton ao Sporting abriu uma vaga no flanco esquerdo do ataque e acelerou a contratação do ex-pacense. Para felicidade de Serginho: “Estou satisfeito por poder representar o campeão nacional. Sempre tive vontade de vestir esta camisola. Todos os jogadores têm o sonho de jogar num grande e agora espero ficar aqui por muito tempo".
EQUIPA
GUARDA-REDES: Vítor Baía, Nuno e Bruno Vale
DEFESAS: Paulo Ferreira, Secretário, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Nuno Valente e Mário Silva.
MÉDIOS: Costinha, Bosingwa, Tiago, Maniche, Pedro Mendes, Ricardo Fernandes, Alenitchev e Deco.
AVANÇADOS: Derlei, Marco Ferreira, Serginho, César Peixoto, Jankauskas, Hugo Almeida e McCarthy(?)
ENTRADAS
Bosingwa (Boavista), Ricardo Fernandes (Sporting), Pedro Mendes (V. Guimarães), Serginho (Paços de Ferreira), Hugo Almeida (após empréstimo ao U. Leiria) e McCarthy [?] (Celta de Vigo)
SAÍDAS
Hélder Postiga (Tottenham), Capucho (Glasgow Rangers), Clayton (Sporting) e Paulinho Santos (retirado)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)