Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Sócios do Vitória de Guimarães aprovam SAD

Os sócios do Vitória de Guimarães, oitavo classificado da I Liga, votaram este domingo favoravelmente e por larga maioria a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) para o futebol profissional.
18 de Novembro de 2012 às 15:14
Júlio Mendes, presidente do Vitória de Guimarães
Júlio Mendes, presidente do Vitória de Guimarães FOTO: Record

Na Assembleia-Geral (AG) eleitoral extraordinária, que decorreu hoje entre as 09h00 e as 13h00, votaram 1.303 sócios, dos quais 945 a favor do projecto da direcção liderada por Júlio Mendes, 340 contra, 17 em branco, tendo um voto sido declarado nulo. A vitória foi expressiva, com 72,5 por cento dos sócios a votarem a favor da constituição da SAD.

A SAD do Vitória de Guimarães vai nascer com um capital social de um milhão de euros, 40 por cento detido pelo clube. Os restantes 60 por cento serão destinados aos associados do Vitória numa primeira fase e, depois, a outros investidores.

As acções serão de categoria A (as que directa e indirectamente forem subscritas e adquiridas pelo Vitória de Guimarães e enquanto se mantiverem na sua titularidade) e B, as restantes.

A administração da SAD será exercida por um Conselho de Administração (CA) composto por um mínimo de três e máximo de sete administradores, que serão remunerados, consoante for deliberado em AG, tendo Júlio Mendes referido que vai doar ao clube a sua remuneração enquanto administrador.

Os membros do CA terão um mandato de três anos, podendo ser reeleitos, por uma ou mais vezes. O presidente do CA será designado pelo accionista titular das acções da categoria A, isto é, pelo clube.

As instalações desportivas, incluindo todos os equipamentos que lhe estão adstritos, serão, em qualquer caso, atribuídas ao clube fundador.

O CA deverá deliberar e executar um aumento do capital social até um ano após a constituição da Sociedade, um aumento do capital social que poderá ir até 37 milhões de euros.

sócios vitória de guimarães SAD assembleia-geral clube capital
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)