Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Sorteio da UEFA dita cimeira luso-alemã

Três clubes alemães e um suíço (da parte alemã) estão no caminho dos clubes portugueses. Na Champions, o FC Porto regressa a Gelsenkirchen, onde foi campeão europeu, para defrontar o Schalke. Na Taça UEFA, o Benfica defronta o Nuremberga, o Sporting enfrenta o Basileia e ao Sp. Braga saiu a fava: o Werder Bremen.
22 de Dezembro de 2007 às 00:00
O FC Porto escapou a Arsenal, Roma e Lyon, equipas teoricamente mais complicadas que lhe podiam ter saído em sorte, e vai defrontar o Schalke 04 nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O sorteio realizado ontem em Nyon, na Suíça, foi favorável aos portistas, que vão regressar à Arena de Gelsenkirchen, onde se sagraram campeões europeus, em 2004, sob o comando de José Mourinho.
Vítor Baía, actual director das relações externas do FC Porto, era o guarda-redes dos dragões na final contra o Mónaco (3-0) e não escondeu ontem um sorriso quando ouviu o nome do opositor.
“A minha primeira reacção e o meu sorriso tiveram a ver com o facto de poder voltar a um estádio que bem conheço, onde fui campeão da Europa em 2004 e que me traz grandes recordações”, afirmou Baía, acrescentando: “Nos últimos 20 anos o FC Porto é uma das equipas da Europa com mais títulos internacionais. Sabemos da nossa qualidade e encaramos este jogo com grande optimismo.”
Apesar da confiança demonstrada por Baía, a verdade é que o FC Porto não costuma dar-se bem em eliminatórias frente a equipas alemãs. Claro que a vitória sobre o Bayern Munique na final de 1987, que deu o primeiro título europeu ao FC Porto não pode ser esquecida. Mas os dragões já defrontaram adversários alemães por oito vezes e só por uma vez saíram vencedores, em 77/78, ante o Colónia, na Taça das Taças. Nas outras sete eliminatórias foram sempre afastados, duas vezes pelo Bayern Munique, outras duas ante o Hamburgo e frente a TSV Munique, Hannover e... Schalke 04.
Esse confronto com o Schalke aconteceu na 1.ª ronda da Taça UEFA de 76/77. O FC Porto empatou 2-2 em casa e perdeu por 3-2 na Alemanha.
SCHALKE 04
Fundado em 1904, o Schalke 04 está longe de ser um dos ‘tubarões’ da fase final da Champions. Contudo, Jesualdo Ferreira terá de dedicar atenção a algumas armas da equipa de Gelsenkirchen. O avançado Kevin Kuranyi é a figura do Schalke, mas o seu colega de ataque Asamoah e o médio Özil são elementos a ter em conta. Os germânicos, orientados por Mirko Slomka, detêm apenas uma Taça UEFA no seu palmarés europeu e ocupam o quinto lugar, a sete pontos do líder, Bayern Munique.
LIGA DOS CAMPEÕES
OITAVOS-DE-FINAL
Schalke 04 (Ale) - FC Porto (Por)
Celtic Glasgow (Esc) - Barcelona (Esp)
Lyon (Fra) - Manchester United (Ing)
Liverpool (Ing) - Inter de Milão (Itá)
AS Roma (Itá) - Real Madrid (Esp)
Arsenal (Ing) - AC Milan (Itá)
Olympiacos (Gré) - Chelsea (Ing).
Fenerbahçe (Tur) - Sevilha (Esp).
- Jogos da 1.ª mão estão agendados para 19 e 20 de Fevereiro e os da 2.ª mão para 4 e 5 de Março.
TAÇA UEFA
16 AVOS-DE-FINAL
Aberdeen (Sco) - B. Munique (Ale)
AEK Atenas (Gré) - Getafe (Esp)
Bolton (Ing) - Atlético Madrid (Esp)
Zenit (Rús) - Villarreal (Esp)
Galatasaray (Tur) - B. Leverkusen (Ale)
Anderlecht (Bél) - Bordéus (Fra)
Brann (Nor) - Everton (Ing)
FC Zurique (Suí) - Hamburgo (Ale)
Gl. Rangers (Sco) - Panathinaikos (Gré)
PSV Eindhoven (Hol) - Helsingborg (Sué)
Slavia Praga (Rep) - Tottenham (Ing)
Rosenborg (Nor) - Fiorentina (Itá)
SPORTING (Por) - FC Basileia (Suí)
Werder Bremen (Ale) - SP. BRAGA (Por)
BENFICA (Por) - FC Nuremberga (Ale)
Marselha (Fra) - Sp. Moscovo (Rús)
OITAVOS - DE - FINAL
Anderlecht-Bordéus / Aberdeen-B. Munique
G. Rangers-Panathinaikos / W. Bremen-Sp. Braga
Bolton-Atlético Madrid / Sporting-Basileia
Galatasary-B. Leverkusen / FC Zurique-Hamburgo
AEK Atenas-Getafe / Benfica-Nuremberga
Rosenborg-Fiorentina / Brann-Everton
Slavia Praga-Tottenham / PSV-Helsingborg
Marselha-Sp. Moscovo / Zenit-Villarreal
- Os jogos da primeira mão estão agendados para 13 e 14 de Fevereiro e os da segunda para 21 do mesmo mês.
NOTAS
TRÊS GANDES EMBATES
Há três grandes confrontos nos ‘oitavos’ da Champions: Arsenal-AC Milan, Liverpool-Inter Milão e AS Roma-Real Madrid
RONALDO DEFRONTA LYON
O Man. United de Cristiano Ronaldo, Nani, Anderson e Carlos Queiroz defronta o Lyon. “Era o pior que nos podia sair”, disse Alex Ferguson
PEPE CONTRA ANTUNES
A eliminatória da Champions entre Real Madrid e Roma vai colocar frente-a-frente os internacionais portugueses Pepe e Antunes
ALEMÃES NO ALGARVE
O Nuremberga, adversário do Benfica na Taça UEFA, vai aproveitar a pausa invernal na Liga alemã para estagiar em meados de Janeiro em Portimão
UM ESTÁDIO TALISMÃ PARA OS PORTUGUESES
A Arena de Gelsenkirchen, onde o FC Porto vai defrontar o Schalke e onde foi campeão europeu em 2004, também deu sorte a Portugal no Mundial 2006. Foi ali que a Selecção venceu o México na fase de grupos e a Inglaterra nos quartos-de-final.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)