Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Sousa ascende ao quinto lugar

Carlos Sousa ascendeu ontem ao 5º lugar da classificação geral, a sua melhor posição no Rali Dakar 2010. O piloto da Mitsubishi acabou a quinta etapa em 8º, numa especial de 483 km entre Copiapo e Antofagasta, no Chile. O norte-americano Mark Miller foi o mais rápido, à frente do espanhol Carlos Sainz e do qatari Al-Attiyah (todos da Volkswagen).
7 de Janeiro de 2010 às 00:30
Carlos Sousa (Mitsubishi) arriscou no fim para compensar o prejuízo acumulado nos primeiros quilómetros
Carlos Sousa (Mitsubishi) arriscou no fim para compensar o prejuízo acumulado nos primeiros quilómetros FOTO: direitos reservados

"O início de etapa foi verdadeiramente inglório. Precisei novamente de arriscar muito para compensar o prejuízo acumulado nos primeiros quilómetros", disse Carlos Sousa. Destaque também para o 14º lugar de Miguel Barbosa (Mitsubishi), agora 12º.

Nas motos, Paulo Gonçalves (BMW) alcançou o 4º posto e subiu ao 6º lugar da geral, numa etapa ganha pelo chileno Francisco Lopez (Aprilia).

Ruben Faria (KTM) foi 5º e ascendeu a 20º posto da geral. Hélder Rodrigues (Yamaha) terminou na 7ª posição, mas manteve o seu lugar no pódio (3º).

Hoje realiza-se a 6ª etapa de 418 km, entre Antofagasta e Iquique.

DIÁRIO DO DAKAR: Hélder Rodrigues, Piloto

CONCENTRAÇÃO MÁXIMA

Acabo de completar uma das mais duras e exigentes etapas do Dakar. O percurso, além de muito longo, com quase 500 quilómetros, estava recheado de armadilhas. Isso fez-me reflectir sobre as qualidades que um piloto deve reunir para ter sucesso na mais dura maratona de todo-o-terreno do Planeta. Na frente da corrida, sei que todos somos rápidos, navegamos bem e dispomos de uma resistência física muito acima da média. O David Casteu, o primeiro a vencer neste Dakar, tinha todas estas qualidades e ficou hoje pelo caminho. Basta apenas um segundo de distracção para deitar tudo a perder, é esta a sina de um piloto do Dakar!

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)