Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Sousa ataca e sobe para 7º

Carlos Sousa (Great Wall) subiu ontem de 8º para o 7º lugar na classificação geral do Dakar 2012.

6 de Janeiro de 2012 às 01:00
Carlos Sousa, da equipa chinesa Great Wall, em acção numa etapa marcada pela intensa chuva
Carlos Sousa, da equipa chinesa Great Wall, em acção numa etapa marcada pela intensa chuva FOTO: direitos rservados

"Felizmente, não apanhámos tanto calor como nos últimos dias e mesmo a passagem pelas dunas acabou por revelar-se tranquila", disse o piloto português, depois de terminar em 7º a 5ª etapa (Chilecito-Fiambalá, 423 km), que foi encurtada em 24 km devido à chuva intensa que fustigou a região. Sousa está agora a pouco mais de 40 minutos do líder, Stephane Peterhansel (Fra./MINI), e a menos de 10 de Leonid Novitskiy (Rús./MINI), 6º na geral.

Destaque ainda para Leal dos Santos. O piloto da MINI, que chegou a ser 50º depois de ter ficado atolado na 3ª etapa, conseguiu um 6º lugar na tirada de ontem – ganha pelo polaco Krzysztof Holowczyc (MINI) – e ocupa agora o 20º posto na geral.

Nas motos, Hélder Rodrigues (Yamaha) foi 14º e manteve o 3º posto na geral. Já Ruben Faria (KTM) foi 7º e subiu para 19º.

Hoje realiza-se a 6ª etapa: Fiambalá-Copiapó (Chile), com 641 km. Além da elevada altitude em certos pontos (chega aos 4700 m), a caravana vai passar no deserto do Atacama.

OPINIÃO: HÉLDER RODRIGUES, Piloto da Yamaha

FIQUEI MUITO DESAPONTADO

Estava num bom ritmo e até cheguei a ver o Cyril Despres que tinha partido quatro minutos antes de mim, mas depois tive um erro de navegação que me custou mais de vinte minutos. É uma pena porque ficava muito mais confortável no terceiro lugar mas a corrida é mesmo assim. Fiquei muito desapontado porque esta era uma etapa em que eu apostava. Esta noite [ontem] vamos trabalhar muito na moto porque amanhã [hoje] a etapa é bastante dura e quero que esteja tudo impecável.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)