Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Sousa é o melhor da Nissan

A etapa-maratona de ontem, entre Zouerat e Tichit, que fez enormes estragos na caravana deste Barcelona-Dacar, permitiu ao francês Stèphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero Evo) impor toda a sua experiência e vencer folgadamente esta tirada, com mais de 25 minutos de vantagem sobre Nasser Saleh al Attiyah (BMW), segundo à chegada. Um resultado que o catapultou para a liderança da prova, com mais de 20 minutos sobre o seu companheiro de equipa Luc Alphand.
7 de Janeiro de 2005 às 00:00
A etapa maratona de ontem dificultou bastante as tarefas dos pilotos
A etapa maratona de ontem dificultou bastante as tarefas dos pilotos FOTO: EPA
A Carlos Sousa (Nissan Pick Up) o dia também não correu mal de todo, apesar de ter terminado (em sexto) com quase duas horas de atraso em relação ao vencedor. Resta-lhe a consolação de ocupar agora a quinta posição e ser o melhor colocado entre os pilotos da Nissan, ele que foi a este Dacar na equipa ‘B’ da marca nipónica.
Nas ‘duas rodas’ todos os dias tem havido mudanças no topo da tabela classificativa e ontem não foi excepção, com Marc Coma (KTM) a recuperar a liderança ao terminar a etapa na segunda posição, atrás de David Frétigné (Yamaha), que averbou aqui a sua terceira vitória. Cyril Desprès (KTM), o anterior comandante, não foi além da terceira posição na tirada e isso valeu-lhe a descida para segundo. Já Fabrizio Meoni (KTM), o vencedor do dia anterior, foi apenas oitavo e desceu para quinto.
O jovem norte-americano Kellon Walch (KTM), que ganhou o direito a participar neste Dacar num concurso nacional, impressionou nos primeiros 250 quilómetros da ‘especial’, rubricando os melhores tempos nos dois controlos de passagem, mas quebrou fisicamente na parte final da etapa e cruzou a linha de chegada em 13.º, com mais de 20 minutos de atraso para David Frétigné.
Depois desta primeira etapa-maratona, a mais longa desta edição e em que não houve assistência no final do dia, o Dacar prossegue hoje entre Tichit e Tidjikja, na distância de 538 km, 520 dos quais correspondentes à ‘especial’ cronometrada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)