Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Sp. Braga recusa vender João Pereira

O Sp. Braga recusou vender João Pereira ao Benfica no início da temporada e não transmitiu ao próprio jogador o interesse dos encarnados.
29 de Outubro de 2009 às 00:30
O defesa-direito João Pereira, de 25 anos, é um jogador formado nas escolas do Benfica
O defesa-direito João Pereira, de 25 anos, é um jogador formado nas escolas do Benfica FOTO: Mélanie M’aps

Fonte do Benfica disse ao CM que o lateral-direito foi um pedido expresso de Jorge Jesus para colmatar a saída de Patric (cedido ao Cruzeiro) e discutir a titularidade com Maxi Pereira, intenção que esbarrou na intransigência de António Salvador. O líder bracarense, de acordo com a mesma fonte, limitou-se a dizer às águias que Pereira era inegociável, e nem sequer respondeu quando lhe foi pedido que apresentasse uma proposta formal. Mais tarde, Salvador deu a entender que o preço do jogador seria de quatro milhões de euros.

Formado nas camadas jovens do clube da Luz, João Pereira, de 25 anos, nunca escondeu o desejo de regressar ao clube do coração, vontade expressa também em vários círculos de amigos e em conversa com o CM no final da última época.

No sábado passado, após o empate (1-1) do Sp. Braga com o Rio Ave, Salvador deixou um aviso: "Nenhum jogador sai em Janeiro. Não vale a pena tentarem telefonar, porque as linhas telefónicas e a rede vão falhar em Braga."

Contactado ontem pelo CM, António Salvador negou qualquer interesse das águias no lateral e desafiou os responsáveis do actual líder da Liga a falarem publicamente sobre o sucedido: "Se querem falar verdade que o digam de forma oficial e não enviem recados. Nunca o Benfica quis contratar qualquer jogador do Braga à excepção do César Peixoto. E mesmo esse já se sabe em que circunstâncias foi."

JESUS ATRÁS DE HAGAN E ERIKSSON

O Benfica de Jorge Jesus – com um empate e sete vitórias consecutivas (30 golos marcados) – está a protagonizar o terceiro melhor arranque de temporada de sempre do clube, ficando apenas atrás das equipas de Jimmy Hagan (1972/73) e do sueco Sven-Goran Eriksson (1982/83), contabilizando apenas as primeiras oito jornadas do historial do clube da Luz.

Nessas duas temporadas, os encarnados arrancaram com oito triunfos consecutivos, com destaque para a temporada de 1972/73, em que Hagan se sagrou campeão sem conhecer o sabor da derrota. Onze anos depois, o Benfica de Eriksson também arrancou com onze triunfos consecutivos, cedendo os primeiros pontos apenas à 12ª ronda, com um empate em Alcobaça (1-1).

YARTEY ENCANTA RUI COSTA

Ishmael Yartey é um nome que deve começar a figurar na memória dos benfiquistas e pelo qual Rui Costa nutre grande admiração. O jogador de 19 anos, cedido esta época ao Beira-Mar, é uma das grandes revelações dos aveirenses neste início de época (292 minutos jogados e quatro golos em todas as competições) e o seu regresso à Luz é uma questão de meses.

O CM sabe que o extremo ganês tem lugar praticamente garantido no plantel da próxima temporada, adivinhando uma eventual saída de Di María. Neste sentido, os encarnados vão continuar a acompanhar a evolução do futebolista, denominado por ‘Giggs do Gana’, dadas as semelhanças técnicas com o galês do Manchester United.

Contratado pelo Benfica ao Gamba All Blacks em Novembro de 2008 e apesar da cobiça de Sporting e FC Porto, o extremo acabou por optar pelos encarnados, sagrando-se campeão nacional de juniores, na época passada.

APONTAMENTOS

COENTRÃO ATÉ 2015

Fábio Coentrão renovou ontem o seu contrato com o Benfica até Junho de 2015. O internacional sub-21 português tem sido um dos destaques da equipa e é já o rei das assistências na Liga, com seis ‘ofertas’ para golo, três delas na última jornada, na goleada, por 6-1, diante do Nacional.

BRAGA DE ALTO RISCO

O Sp. Braga-Benfica do próximo sábado é considerado um jogo de alto risco, pelo que deverão ser destacados cerca de 150 agentes da PSP, além do corpo de intervenção.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)