Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Sporting em risco de ser afastado das provas da UEFA

Leões afirmam que "não há qualquer risco de potencial exclusão das competições europeias".
Lusa 25 de Janeiro de 2022 às 18:18
Rúben Amorim
Rúben Amorim FOTO: Vítor Chi
A UEFA decidiu esta terça-feira multar o Santa Clara e rejeitar um apelo do Sporting, mantendo a sanção, por incumprimento das regras do 'fair play' financeiro, com ambos os clubes sujeitos a exclusão das competições europeias de futebol.

Segundo a Câmara de Apelos da Câmara de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA, o apelo do Sporting foi "rejeitado", confirmando-se assim a exclusão das competições europeias para que os 'leões' se apurem para as épocas 2022/23, 2023/24 e 2024/25, a menos que consigam dar prova de cumprimento.

"A não ser que o clube possa provar até 31 de janeiro de 2022 que pagou a quantia devida até 15 de janeiro dado um acordo realizado com outro clube em 26 de novembro de 2021", esclarece aquele organismo em comunicado.

O apelo dos açorianos, por seu lado, é "parcialmente deferido", mas a sanção é a mesma, neste caso devido a verbas devidas às autoridades em falta em setembro de 2021, que terão de pagar ou negociar sob acordo para prolongar o prazo de pagamento.

Os 'leões' veem ainda confirmada uma multa de 250 mil euros, enquanto os insulares terão de pagar 25 mil euros, mais 10 mil sujeitos a confirmação, até 01 de março, que verbas devidas a outro clube foram pagas.

O Santa Clara vê assim reduzida a sanção de 75 mil euros que estava inicialmente prevista.

A lista de decisões hoje publicadas por aquele organismo da UEFA também abrange o Betis, da Liga espanhola, que terá de pagar ainda assim 150 mil euros de multa, não se mantendo a 'ameaça' de exclusão das competições europeias.

Sporting já reagiu
"A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD vem por este meio esclarecer que não há qualquer risco de potencial exclusão das competições europeias e que se encontra empenhada, como sempre, na defesa dos interesses superiores do Clube.

No passado dia 3 de Dezembro, a First Chamber do Club Financial Control Body da UEFA tomou a decisão de aplicar à Sporting SAD uma multa no montante de 250.000 euros e de indicar que a Sporting SAD teria de pagar a quantia de 1.527.000 euros devida à UC Sampdoria, sob pena de exclusão da competição europeia de clubes para que se qualificasse nas próximas três épocas. Esta decisão foi objecto de recurso interno para o Appeals Body do mesmo organismo, que optou por manter as sanções aplicadas em primeira instância. 

Importa sublinhar que não só o montante em causa se encontra pago, como aliás a totalidade da dívida perante o referido clube italiano encontra-se integralmente paga desde o dia 11 de Janeiro. 

Por essa razão, a sanção de potencial exclusão das competições europeias não encontra cabimento e não poderá ser aplicada. 

Em todo o caso, informamos que da decisão hoje adoptada cabe recurso para o CAS, possibilidade que a Sporting SAD irá analisar logo que lhe sejam fornecidos os fundamentos da decisão, tendo em conta que, não obstante o pagamento integralmente realizado afastar definitivamente o risco de exclusão das competições europeias, continua a discordar profundamente das sanções aplicadas e do processo que conduziu a esta decisão."

Sporting UEFA desporto futebol
Ver comentários