Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Sporting paga 1,7 milhões de euros em prémios para treinadores e jogadores

Apesar da má prestação desportiva em 2010/11, reconhecida no relatório e contas, Sporting SAD abriu os cordões à bolsa.
17 de Setembro de 2011 às 00:00
Sporting paga 1,7 milhões de euros em prémios para treinadores e jogadores
Sporting paga 1,7 milhões de euros em prémios para treinadores e jogadores FOTO: d.r.

Dos 29,7 milhões de euros que o Sporting gastou em 2010/2011 em custos com pessoal (mais 6,5 milhões do que na época anterior), cerca de 1,7 milhões dizem respeito ao pagamento de prémios de desempenho a jogadores e treinadores. Isto apesar de a própria SAD leonina frisar que foi uma época marcada por "resultados inferiores aos que seriam normalmente expectáveis".

No relatório e contas apresentado pelo clube, é possível verificar que estas remunerações variáveis dizem respeito a prémios atribuídos aos atletas e técnicos (Paulo Sérgio, numa primeira fase, e José Couceiro, que terminou a época) pelo "desempenho obtido (em especial na Liga Europa) e prémios de performance, incluídos em alguns contratos de trabalho, determinados em função do número de participações como titular da equipa" nas diversas competições. Estas remunerações "totalizam 1,702 milhões" de euros, revela o relatório e contas, ainda assim uma redução face aos dois milhões que a SAD gastou em prémios em 2009/2010.

De recordar que na época passada os leões ficaram em 3º lugar no campeonato, a 36 pontos do campeão FC Porto. Na Liga Europa a equipa de Alvalade caiu nos 16 avos-de-final frente ao Glasgow Rangers. Já na Taça de Portugal, o Sporting foi afastado nos ‘oitavos’ pelo Vitória de Setúbal, enquanto na Taça da Liga caiu nas meias-finais aos pés do Benfica.

O relatório e contas enviado para a CMVM revela ainda que a SAD gastou dois milhões de euros nas rescisões de contratos feitas até ao final de Junho de 2011. A este valor a sociedade prevê ainda somar mais 3,8 milhões de euros, com o fim dos contratos ocorridos depois desta data. Nesta situação estão jogadores como Pedro Mendes, Pedro Silva, Maniche e Marco Caneira.

BETTENCOURT LEVA 193 MIL EUROS - José Eduardo Bettencourt, em nove meses, encaixou um total de 193 mil euros, quer pelo pagamento da SAD quer pela Sporting Património e Marketing. Já Luís Duque recebeu 61 500 euros, por três meses, como administrador da SAD.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)