Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

SPORTING: RENOVAÇÕES À ESPERA

A Sporting, SAD, apesar de ter já algumas ideias definidas quanto aos jogadores com os quais pretende prolongar contrato, não tem pressas em resolver as referidas situações, preferindo aguardar pelo final da época em curso.
27 de Março de 2003 às 01:18
Tonito
Tonito FOTO: Arquivo CM
É certo que pode existir uma ou outra excepção – o empresário de Toñito viaja esta semana para Lisboa – mas a ponderação que tem marcado a conduta dos dirigentes ‘leoninos’ não vai ser alterada. Não se vive um período de luta contra o tempo e até a mais que provável chegada de um novo treinador, também no final da temporada, serve para fundamentar o comportamento dos gestores ‘verde-e-brancos’.
A SAD pretende que o novo ‘homem do leme’ tenha a sua quota de responsabilidade na elaboração do novo plantel, depois de aquilatar as reais potencialidades dos atletas que formam a equipa. Não que o Sporting, por exemplo no tocante a contratações, dependa da vontade do sucessor de Bölöni, até porque existem nomes há muito referenciados, mas a opinião do técnico e o modelo a implantar na equipa podem influenciar as escolhas da SAD quanto a eventuais reforços. E até mesmo aumentar o número de jogadores a quem a SAD proponha o prolongamento do contrato.
LEQUE DEFINIDO
Para já, quanto ao leque de jovens futebolistas que os ‘leões’ pretendem segurar por mais anos, apenas um, no caso Carlos Martins, termina o seu vínculo no final da próxima temporada, em Julho de 2004.
Para além do deste, agora emprestado à Académica para ganhar maturidade e ritmo competitivo, os restantes jogadores que a administração deseja manter em Alvalade por muitos e bons anos são já hoje detentores de contratos até Julho de 2005, e com cláusulas de rescisão suficientemente altas para garantirem a tranquilidade desejada.
TOÑITO QUER FICAR
São os casos de Cristiano Ronaldo, Rodrigo Tello ou Niculae, com quem, a seu tempo, a SAD vai tentar a prorrogação dos vínculos, pelo menos até 2007 e assim acautelar o futuro.
Já o caso de Toñito pode ser diferente, embora o espanhol esteja ligado ao clube também até 2005. O empresário do jogador, Paco Moreno, garante a existência de interessados no polivalente ‘leão’ e esse facto pode levar a SAD a apressar o processo de renovação. Ainda assim, e apesar de Toñito ser dos mais utilizados esta época e de alguma tentativa de pressão por parte do seu agente, a SAD não admite outro cenário que não agir dentro do rigor financeiro que tem moldado a sua actuação ao longo dos últimos tempos.
Contudo, até a vontade do atleta, que passa por continuar em Alvalade onde apenas esta época se afirmou verdadeiramente depois de vários empréstimos, joga a favor das pretensões leoninas.
SOLTAS DO ‘LEÃO’
JOÃO PAULO ESPERA DECISÕES
O polivalente João Paulo, internacional sub-21 emprestado ao Sporting pela União de Leiria, não sabe ainda onde vai jogar na próxima temporada. Chegou a Alvalade em Janeiro, para colmatar as carências defensivas da equipa, mas poucas vezes foi utilizado por Bölöni. O Sporting tem opção de compra sobre o futebolista mas ainda não decidiu se o vai manter nos seus quadros.
CARLOS MARTINS GEROU IMPASSE NEGOCIAL
O Sporting tentou há já algum tempo, ainda antes do empréstimo à Académica, iniciar negociações para renovar com Carlos Martins mas a verdade é que a diferença de verbas um impasse dificilmente ultrapassável.
GRUPO ‘FECHADO’ NA ACADEMIA
À margem de negociações, o plantel do Sporting tem agendado para o dia de hoje um único treino, a realizar pelas 16h00, na Academia de Alcochete e à porta fechada, à semelhança do que ontem aconteceu. Aliás, até final da semana, todos os treinos decorrerão longe dos olhares curiosos, na Academia de Futebol, depois de, na passada terça-feira, no Estádio de Alvalade, Bölöni ter proporcionado e dirigido dois treinos para adepto ver. Segundo as normas estipuladas, apenas 48 horas antes do próximo encontro, um jogador falará em conferência de Imprensa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)