Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

SPORTING ROUBA RICARDO AO BENFICA

Nem Benfica, nem nenhum clube estrangeiro. O guarda-redes titular da selecção nacional, Ricardo, vai representar o Sporting nas próximas cinco temporadas, depois de ter chegado a um acordo total com o clube de Alvalade, na madrugada de domingo, no Estádio do Bessa.
21 de Julho de 2003 às 00:00
Depois de uma longa novela com o Benfica – Ricardo não chegou a acordo com o clube 'encarnado' em termos salariais – o n.º1 da equipa das quinas chega hoje a Lisboa onde vai realizar os respectivos exames médicos e assinar contrato com os ‘leões’. A estratégia de desgaste em que o Benfica apostou, confiante de que não surgiria nenhuma proposta melhor (ainda na quinta-feira João Malheiro afirmou que o interesse no jogador mantinha-se), acabou por não dar resultados. O emblema do Bessa vai receber dois milhões de euros (o mesmo valor acordado com o clube das águias) e ainda mais dois jogadores a definir. Depois de Silva e Anderson Polga, o Sporting garante o concurso de Ricardo, três nomes referenciados e contactados pelo Benfica.
Tal como o Correio da Manhã noticiou na passada edição de 6 de Julho, Ricardo foi oferecido ao Sporting, numa fase em que as negociações entre o jogador e o Benfica se arrastavam. Contudo, o clube de Alvalade deixou, logo, bem claro que não se iria intrometer no negócio entre o guardião, o Benfica e o Boavista, por uma questão de ética, até que não houvesse uma ruptura total nas negociações, algo que aconteceu na passada quinta-feira. Aí, os dirigentes 'verdes e brancos', nomeadamente José Eduardo Bettencourt e Carlos Freitas, 'entraram em campo' e, à semelhança do que havia acontecido com Silva, garantiram o concurso do internacional de forma célere.
Ao que o CM apurou, o contrato oferecido ao jogador é idêntico ao que Ricardo 'pediu' ao Benfica. O futebolista vai ganhar cerca de 50 mil euros líquidos de salário (10 mil contos).
RICARDO CAUTELOSO
O Correio da Manhã entrou ontem em contacto com o representante de Ricardo, Nuno Baptista, que assumiu os contactos com os ‘leões’, mas ainda não deu o negócio como fechado.
“Desde a passada quinta-feira, dia em que aconteceu a ruptura total das negociações com o Benfica, que se iniciaram conversações com o Sporting, que demonstrou interesse inequívoco em contratar o Ricardo”, referiu.
O CM também chegou à fala com Ricardo, que se escusou a confirmar a transferência para Alvalade, mas sempre falou de “segunda-feira” (hoje) como o prazo para definir qual o seu futuro.
Esta deverá ser assim a última contratação sonante garantida por Miguel Ribeiro Telles, antes deste abandonar o cargo de presidente da SAD leonina (vai ocupar o cargo de vice-presidente do Sporting), passando a ‘pasta’ a José Eduardo Bettencourt. O CM contactou ontem o dirigente leonino, que está na Suíça a acompanhar o estágio dos ‘leões’, mas este optou por não comentar.
PERFIL
Nome: Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira
Idade: 27 anos (11-02-76)
Nacionalidade: Portuguesa
Naturalidade: Montijo
Altura: 1,88m
Peso: 80Kg
Estreia na I Divisão: Boavista-Belenenses, 1-1 (01-01-97, 90 minutos)
Treinador que o lançou: Mário Reis
Clubes representados: Boavista
Títulos: Campeão nacional (2000/01) Taça de Portugal (96/97) e Supertaça (97/98)
Internacionalizações: 17
Sinopse: Natural do Montijo, onde cresceu para o futebol, Ricardo rumou ao Bessa em 1995 e por lá permaneceu até ao momento. Nas três últimas épocas afirmou-se definitivamente como um dos melhores guardiões portugueses, assumindo a titularidade na baliza da selecção. É um guarda-redes completo, tão eficaz entre os postes como a sair da baliza.
OPÇÃO SOBRE F. ANUNCIAÇÃO
Englobada na contratação de Ricardo, o Sporting garantiu também o direito de opção sobre o médio do Boavista Filipe Anunciação. O médio de 23 anos, internacional português pelas camadas jovens, e que fez a sua formação nas escolas do Boavista, rescindiu há duas épocas com os ‘axadrezados’ para ingressar no Desp. Aves, mas as suas excelentes actuações ao serviço do Aves fizeram com que regressasse a ‘casa’ (contrato de quatro anos), onde ganhou lugar no ‘onze’ de Jaime Pacheco.
Entretanto, Luís Filipe, do Sporting, poderá ser um dos nomes referenciados pelo clube do Bessa, envolvido no negócio de Ricardo. No entanto, ontem ainda nada estava definido e o segundo nome estava no ‘segredo dos deuses’.
SILVA: RICARDO SERIA UMA MAIS-VALIA
O brasileiro Silva mostrou-se ontem satisfeito com a perspectiva de voltar a ter Ricardo como companheiro de equipa. O avançado comentou a situação, referindo, no entanto, que confia nos seus colegas, Tiago e Nélson.
“Ricardo seria uma mais-valia, era um excelente reforço para o Sporting. Contudo, os que cá estão dão também muitas garantias”, salientou o jogador.
Entretanto, à partida para o Brasil, onde vai gozar férias até ao dia 1 de Agosto, o novo reforço do Sporting Anderson Polga revelou-se "satisfeito" pelo acordo de três anos (mais um de opção) com os 'leões', confirmando que está "tudo definido".
“Ainda não parei. Pedi esta semana para ter uns dois ou três dias de descanso e para regularizar a minha situação no Brasil com o Grémio, para depois poder voltar. No entanto, foi uma excelente negociação, fiz um contrato muito bom. Vai ser uma adaptação fácil e espero poder fazer o que fiz no Brasil ao serviço do Grémio”, referiu o internacional brasileiro.
Ontem o Sporting já treinou em terras francesas, mais propriamente em Aix-les-Bans, com destaque para a presença do brasileiro Fabio Rochemback no apronto. Fernando Santos só não contou no treino com a presença de Hugo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)