Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Sporting tem a equipa menos batida da Europa

O Sporting é a equipa com menos golos sofridos nos principais campeonatos da Europa. Numa altura em que grandes clubes europeus estão de olhos postos em alguns jovens talentos leoninos do meio-campo e ataque (Nani, Yannick e João Moutinho) é a defesa e o guarda-redes Ricardo que brilham na Liga e fazem sonhar o técnico Paulo Bento com a conquista do título.
9 de Abril de 2007 às 00:00
“É uma sensação agradável ser a equipa menos batida da Europa. Quando entramos em campo já temos um ponto e vamos à procura de mais dois. Mas para os conquistar é importante não sofrer. E é isso que temos feito. Significa ainda que no Sporting há organização, espírito de equipa, concentração, determinação e solidariedade”, disse Paulo Bento, que soube através do CM da proeza do conjunto de Alvalade.
Ricardo tem sido o esteio de uma defesa que tem dado poucas veleidades aos atacantes contrários. Polga – a efectuar a sua melhor temporada – tem sido titular indiscutível no eixo central quase sempre ao lado de Tonel. Nas laterais, as mudanças têm sido mais frequentes.
Caneira tem sido utilizado nos dois flancos conforme as necessidades de Bento. Tello, na esquerda, e Abel, na direita, são as opções quando o internacional português está lesionado ou então tem de ser utilizado como central. A mentalidade de segurança defensiva de Paulo Bento é realçada nas palavras do próprio técnico. “Prefiro ganhar por 1-0 do que ganhar por 5-4”, salientou, reconhecendo que o facto de não sofrer permite “concretizar objectivos mais pequenos tendo em vista o principal: o título nacional”.
É também na Liga portuguesa que joga a segunda melhor defesa da Europa, FC Porto, apenas com mais um golo do que o Sporting (14). A terceira equipa menos batida actua em Inglaterra: o Chelsea, de José Mourinho, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira.
MIGUEL VELOSO "ORGULHOSO"
No sábado, em Braga, enviados do Atlético de Madrid (Espanha) seguiram com muita atenção a exibição de Miguel Veloso, médio defensivo do Sporting. Questionado sobre a possibilidade de vir a rumar a Espanha, o jovem jogador mostrou-se satisfeito: “Qualquer jogador fica feliz por saber que uma grande equipa está interessada no seu trabalho. Isso é um motivo de orgulho, mas implica mais responsabilidades para mim. Para já, vou continuar a trabalhar para ajudar o Sporting. Esse é o meu principal objectivo”, disse o jogador, que aproveitou para agradecer a confiança depositada pelo treinador Paulo Bento: “Sinto-me bem e com vontade de jogar. Tenho de agradecer ao mister.”
CHELSEA LIDERA EM INGLATERRA
Em Inglaterra, o Chelsea lidera a classificação das equipas menos batidas, com 19 golos sofridos em 32 jogos. Em segundo lugar está o Liverpool, com 22 golos. A segurança na defesa, aliás, é uma imagem de marca das equipas orientadas pelo técnico português José Mourinho,
Na temporada passada, os londrinos sofreram apenas 22 golos em 38 jogos e foram a formação menos batida da “Premier League’, Nas outras principais ligas europeias (ver quadros), as preocupações defensivas acabam por não ter tanta notoriedade como em Portugal. Em Itália, por exemplo, onde o Inter Milão tem uma vantagem de 18 pontos para o segundo (Roma), os nerazzurri já sofreram 23 golos em 30 jogos.
Ver comentários