Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Suárez suspenso por 4 meses

FIFA decidiu hoje.
26 de Junho de 2014 às 15:32
Luís Suárez mordeu um adversário
Luís Suárez mordeu um adversário FOTO: Reuters

Luis Suárez foi punido com 9 jogos de suspensão por ter mordido o italiano Giorgio Chiellini. O avançado uruguaio foi ainda punido com uma multa  de 100 mil francos suíços (cerca de 82 mil euros). Durante quatro meses não poderá ter qualquer atividade relacionada com o futebol.

A porta-voz da FIFA Delia Fischer declarou que o castigo tem efeitos imediatos, pelo que o avançado já não poderá jogar no sábado no jogo dos oitavos de final que opõe o Uruguai à Colômbia.

A FIFA deu como provado que Suarez mordeu o ombro de Chiellini no seu terceiro e último jogo da fase de grupos, frente à Itália, uma partida que os sul-americanos ganharam por 1-0. Durante o jogo, o árbitro da partida não agiu disciplinarmente contra Suarez, apesar de o defesa italiano lhe ter mostrado o ombro mordido.

"Este tipo de comportamento não é tolerável, especialmente durante um Campeonato do Mundo", salientou Fischer.

Em defesa do jogador, a Federação do Uruguai tinha apostado tudo num vídeo que incluía não só o polémico lance com Chiellini como alegadas agressões e insultos a Suárez por parte de jogadores italianos.

O próprio presidente do Uruguai, Jose Mujica, tinha mesmo saído em defesa do futebolista, dizendo que o avançado também sofre muito nos jogos e "não se queixa".

Os nove jogos aplicados ao avançado do Liverpool aplicam-se somente a embates pela sua seleção, enquanto os quatro meses impedem que jogue pelo vice-campeão inglês.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)