Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Submarino furou o bloqueio (COM VÍDEO)

Da maneira como o jogo decorreu até parece que Jesus tinha inventado uma forma de desconcentrar e de desarmar o previsível bloqueio naval preparado por Inácio. Foi o submarino Weldon, emergindo das profundezas do plantel encarnado, que deu ao Benfica 3 pontos muito valiosos e de grande significado.
6 de Abril de 2010 às 00:30
Benfiquista Weldon ultrapassa  Bruno Lazaroni
Benfiquista Weldon ultrapassa Bruno Lazaroni FOTO: Paulo Novais /Lusa

Com este triunfo, sobreviveu à prova máxima ao seu estofo de campeão e ficou muito perto do título. Conseguiu pela primeira vez dar a volta a uma desvantagem inesperada (e dupla), tirando grande partido da desorganização emocional que fulminou a equipa da Naval, certamente não preparada para gerir, durante mais de uma hora, uma vantagem alcançada com alguma euforia colectiva e muito mérito do reforço Fábio Júnior.

O começo da partida, na linha do que acontecera ao FC Porto, foi frenético, mas com a Naval a chegar a 2-0 em 12 minutos, em duas jogadas de Fábio Júnior, ligado a 5 dos últimos 6 golos da equipa. Marcou e deu a marcar a Bolívia e, pelo meio, ainda Camora viu Quim negar-lhe um terceiro.

Os jogadores do Benfica olhavam envergonhados uns para os outros, sem perceberem o que se passava, mas valeu-lhes a inspiração do renascido Weldon, que já salvara a equipa de uma derrota na primeira jornada. Titular pela primeira vez na Liga, o reforço-fétiche de Jesus não podia ser mais valioso: de cabeça marcou duas vezes em dois minutos, tirando partido de algum deslumbramento da defensiva figueirense, com enormes dificuldades nos lances de bola parada. Foi o 10º golo de canto do Benfica, segundo em jogos consecutivos.

O jogo decorreu completamente fora das previsões dos dois técnicos e o Benfica embalou para chegar ao terceiro, num contra-ataque lançado primorosamente por David Luiz e bem finalizado por Di María, numa fase em que a equipa de Inácio voltava a incomodar a defensiva encarnada. No primeiro tempo, além dos golos, Quim ainda fez 6 defesas, mais do dobro do que está habituado em média na Liga.

Na segunda parte, com espaço, o Benfica consolidou o triunfo. Cardozo de recarga, com mérito de Weldon, fez o 4-2 (igualando os 20 de Falcão) e ainda desperdiçou mais duas ou três situações, além de um estrondoso remate de Carlos Martins à trave.

ANÁLISE

POSITIVO

Weldon paga

Weldon jogou 45’ desde o Natal e parecia ter perdido espaço com as chegadas de Kardec e Éder Luís, mas respondeu de forma marcante à aposta de Jesus e já recuperou 4 pontos.

NEGATIVO

Orelhas a arder

A pior entrada do Benfica, com uma desvantagem de 0-2 pela segunda vez. Jorge Jesus puxou dos galões e deixou muitas orelhas a arder. 

ARBITRAGEM

Maxi lesado

Jogo fácil do juiz, com um erro menor mas de consequências graves. Maxi não cometeu falta e ainda viu um amarelo que o afasta do próximo dérbi. 

JESUS E A INSPIRAÇÃO DE WELDON

'A inspiração de Weldon modificou isto', reconheceu Jorge Jesus, depois de o Benfica ter estado a perder por 2-0 e o brasileiro ter marcado os dois primeiros golos das águias. Jesus continuou a elogiar o substituto de Saviola. 'Estivemos sempre tranquilos, nunca perdemos a identidade e tivemos alguma sorte no lançamento do Weldon, porque marcou dois golos.

Jesus reconheceu que o Benfica entrou mal, que teve dificuldades de adaptação ao relvado e admitiu fadiga muscular dos seus jogadores. Weldon, a figura do Benfica e do jogo, estava feliz com a vitória. 'Foi bom voltar à equipa e marcar dois golos. Entrámos um pouco desconcentrados, mas depois conseguimos corrigir e vencer', projectando o jogo da Liga Europa. ' Liverpool é difícil. Esperamos fazer um bom jogo e qualificarmo-nos.'

FICHA DO JOGO

LIGA - 25.ª Jornada - 05/04/2010

Estádio José Bento Pessoa - Assistência: 7 491

Golos: 1-0 Fábio Junior (2’), 2-0 Bolívia (12’), 2-1 Weldon (16’), 2-2 Weldon (18’), 2-3 Di María (38’), 2-4 Cardozo (55’)

NAVAL

Peiser, Carlitos, Gomis, Diego Ângelo, Daniel Cruz (M. Simplício 65’), Lazaroni, Godemèche (Marinho 60’), Alex Hauw, Bolívia (Davide 74’), Fábio Junior, Camora.

Treinador: Augusto Inácio

BENFICA 

Quim, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão (Sidnei 78’), Javi García, Ruben Amorim, Di María, Aimar (Ramires 71’), Weldon (C. Martins 56’), Cardozo.

Treinador: Jorge Jesus

Árbitro: Elmano Santos (Madeira)

Disciplina: amarelos: Lazaroni (24’), Maxi Pereira (45’), Carlos Martins (90 1’)

Classificação do jogo: 7

BENFICA DÁ CAMISOLA A CLÁUDIO

O amor pelo Benfica fez com que Cláudio Arede, de nove anos, saltasse para a ribalta depois do jogo com o Liverpool. As lágrimas do menino após o golo do empate (penálti de Cardozo) não deixaram os responsáveis encarnados indiferentes, que prometeram dar uma camisola autografada.

'O Benfica ficou muito sensibilizado pela imagem do jovem adepto. Vamos premiá-lo com uma camisola do seu ídolo, disse ao CM fonte oficial do clube. 'O meu sonho é ter uma camisola do Quim', disse ao nosso jornal Cláudio, que é guarda-redes no Recreio Desportivo de Águeda. 'Além do Quim também gosto muito do Di María', acrescenta.

Cláudio diz que é do Benfica desde que nasceu. 'A culpa é minha porque eu também sou benfiquista', diz o pai, Paulo Arede, de 31 anos. O bilhete para o jogo foi a prenda de aniversário do menino, que festejou o nono aniversário no passado dia 24. Tudo foi preparado em segredo, pois disseram a Cláudio que iriam à Feira de Março, em Aveiro. 'Eu perguntei: ‘pai, já não devíamos estar em Aveiro?’', explica a sorridente criança quando recorda a viagem até Lisboa.

5.º AMARELO: MAXI FALHA DÉRBI

Maxi Pereira vai falhar o dérbi com o Sporting, da próxima jornada, na Luz. O uruguaio viu o quinto amarelo na Liga depois de colocar o braço à bola. O brasileiro Luisão escapou ao castigo

MELHOR PORTUGUÊS: BENFICA

O Benfica é o clube português mais bem colocado no ranking de Março da IFFHS, com 187,5 pontos, à frente de FC Porto (34.º, com 177 pts), Sporting (40.º, 172,5) e Sp. Braga (235.º, 82,5)

GOLO 50: OSCAR CADOZO

Oscar Cardozo apontou ontem o golo cinquenta no principal campeonato português, marca que o coloca como o 29.º melhor marcador de sempre dos encarnados

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)