Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Suplentes fazem Jesus acreditar

A resposta dada pelos jogadores menos utilizados nas oportunidades concedidas leva Jorge Jesus a acreditar que o plantel reúne condições para interromper o ciclo vitorioso do FC Porto.
19 de Setembro de 2009 às 00:30
Técnico Jesus aposta na alta rotatividade do plantel
Técnico Jesus aposta na alta rotatividade do plantel FOTO: Pedro Catarino

O CM sabe que Jesus valoriza o facto de as suas equipas terem como traço de marca um arranque e uma ponta final muito fortes, mas com oscilações pelo meio, que atribui a diversos factores, a começar pela falta de soluções dentro desses plantéis.

É nesse contexto – apurou o CM – que Jorge Jesus tem promovido uma política de rotatividade no onze, arriscando deixar vários jogadores nucleares de fora. Aconteceu com o Poltava e agora contra o Bate Borisov, evitando que a acumulação de jogos afecte a equipa na Liga. A resposta não podia deixar mais feliz o técnico, que já garantiu ao líder da SAD, Luís Filipe Vieira, que o título é forte possibilidade se não houver uma grande oscilação na fase intermédia da época.

Para alcançar esse objectivo, o treinador aposta forte na componente psicológica. O técnico tem noção de que os jogadores menos utilizados se sentem valorizados por estarem a jogar e por perceberem que a qualquer momento podem ser titulares.

Uma das questões mais delicadas para o técnico é dar a titularidade a Júlio César, guarda-redes em quem confia muito. O Bate Borisov foi o tubo de ensaio, falta agora encontrar o timing certo para lançar o seu ex--pupilo no Belenenses na Liga.

NUNO GOMES ENTUSIASMA

A equipa técnica dos encarnados e a SAD, em geral, celebraram de forma especial o ‘ressurgimento’ de Nuno Gomes ante o Bate Borisov. O capitão é figura carismática para companheiros e dirigentes, sendo consensual a sua influência no balneário. O golo e a exibição contra os bielorrussos podem motivá-lo para novos feitos.

Para Nuno Gomes, esta foi também a oportunidade que faltava. Há várias épocas que o avançado português se ‘sacrifica’ pela equipa, jogando como único avançado, estratégia que pôs muitas vezes em causa a sua imagem junto dos adeptos. Nuno Gomes sempre afirmou que se sentia mais à vontade jogando com dois avançados, mas os técnicos que precederam Jesus apostaram sistematicamente noutro sistema. Com Jesus, pode, finalmente, jogar como gosta.

APONTAMENTOS

‘CARDOZO NÃO PÁRA'

A série goleadora de Oscar Cardozo continua a ser muito saudada no Paraguai, com os jornais a destacar o seu golo ao Bate Borisov. "Cardozo não pára de marcar", escreveu o ‘Portal Paraguaio’.

MAXI PENSA NO MUNDIAL

Após regressar à titularidade com o Bate Borisov, Maxi Pereira mostrou a sua satisfação por poder jogar pelo Uruguai, em Outubro. "Disseram-me que ia ficar dois meses sem jogar, mas foi mais por precaução. Sempre acreditei que voltava em Outubro e defrontava Equador e Argentina", afirmou ao jornal ‘Observa’.

JOGADORES CONFIANTES

David Luiz e Javi Garcia partem confiantes para o jogo de amanhã, com a União de Leiria (20h15, RTP 1). O brasileiro diz que "ganhar é mais importante do que o número de golos", enquanto o espanhol pede "o apoio dos adeptos".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)