Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Surf para pessoas com deficiência

Surf for All é a maior iniciativa de surf adaptado da Europa.
Hugo Mesquita 11 de Junho de 2015 às 15:07
O evento começou em 2011
O evento começou em 2011 FOTO: Filipa Couto / Correio da Manhã

Surf for All é uma iniciativa de um grupo de amigos surfistas da escola de surf Duckdive, na praia do Castelo, Costa da Caparica (Almada) que promove a prática do desporto por parte de pessoas com deficiência.

Nuno Duarte, um dos surfistas da escola, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e quis continuar a praticar o seu desporto favorito. Com a ajuda dos seus amigos, Nuno conseguiu voltar ao mar apesar das incapacidades físicas. Vários banhistas da praia observavam com curiosidade o surfista na água com os seus amigos e quiseram que esta iniciativa fosse alargada a um maior número de pessoas.

"As pessoas viam-nos com o Nuno com bastante curiosidade e queriam que este gesto fosse partilhado por mais pessoas com deficiência", conta Luís Nunes, um dos organizadores do Surf for All.

O evento começou em 2011 ainda com poucas pessoas, mas com perspetivas de crescer. Em 2013, tornou-se no maior evento de evento de surf adaptado da europa com um total de 103 participantes.

Com um interregno em 2014, por falta de patrocínios, o evento regressou à praia do Castelo para a sua 4.ª edição esta quinta-feira e conta com 80 participantes acompanhados por 80 colaboradores, todos eles voluntários.

"O evento conseguiu voltar felizmente e muito com a ajuda do Ginásio Clube Português e com o apoio da Câmara Municipal de Almada", conta Luís Nunes esperançado que a iniciativa continue para o ano. "Se conseguirmos os apoios necessários certamente que vamos continuar."

O dia foi animado apesar do tempo não ter sido muito convidativo para banhos. Nada demoveu os participantes, que se mostraram bastante entusiasmados.

"Senti-me bem, gostei muito. Vi várias vezes na televisão pessoas a fazer surf e sempre quis experimentar", contou Rafael Santos, um dos participantes, na pausa para o almoço.

O evento, além desta quinta-feira, vai estar também na praia do Castelo, na Costa da Caparica (Almada), sexta-feira, dia 12 de junho.
Surf deficiência surf for all iniciativa surf adaptado europa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)