Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

TAÇA UEFA: PORTUGUESES SEPARADOS

As duas equipas portuguesas que ainda se mantêm na Taça UEFA, Boavista e FC Porto, não vão disputar as meias-finais da competição entre si. O sorteio hoje realizado em Nyon, Suíça, colocou a Lázio de Fernando Couto no caminho dos ‘dragões’ e o Celtic, da Escócia, no dos ‘axadrezados’.
21 de Março de 2003 às 12:41
TAÇA UEFA: PORTUGUESES SEPARADOS
TAÇA UEFA: PORTUGUESES SEPARADOS
Nenhum dos clubes presentes nas semifinais da Taça UEFA venceu alguma vez esta competição. O facto de Boavista e FC Porto terem ficado separados pelo sorteio hoje realizado oferece maiores possibilidades de uma presença portuguesa na final.

Pela primeira vez Portugal tem duas equipas nas meias-finais da Taça UEFA. A noite de ontem foi histórica para as duas equipas do Porto, que partiram para segunda ‘mão’ dos quartos-de-final em desvantagem e ultrapassaram os respectivos adversários. O FC Porto venceu o Panathinaikos, por 2-0 (com o segundo golo a ser obtido no prolongamento), tornando-se na primeira equipa portuguesa a alcançar uma vitória na Grécia. O Boavista, a jogar em ‘casa’, eliminou os espanhóis do Málaga, por 4-1, com recurso a grandes penalidades, uma vez que a eliminatória estava empatada no final do tempo regulamentar (os ‘axadrezados’ ganhavam então por 1-0). O guarda-redes Ricardo foi o herói da noite, ao marcar o primeiro ‘penalty’ e defender dois dos espanhóis.

O sorteio ditou que o clube italiano Lázio será o adversário do FC Porto nas meias-finais, com a primeira ‘mão’ a ser disputada em Itália, no dia 10 de Abril, e a segunda ‘mão’ nas Antas, a 24 de Abril. Nos quartos-de-final, a Lázio eliminou os turcos do Besiktas, ganhando o jogo de ontem em Istambul, por 2-1, depois de ter ganho o jogo em Roma, por 1-0. A Lázio foi campeã europeia em 1999 mas nunca venceu a Taça UEFA, competição em que foi finalista vencida em 1998.

O Boavista também teve a sorte de ir disputar a primeira ‘mão’ das meias-finais da Taça UEFA fora, no terreno dos escoceses do Celtic, a 10 de Abril. A segunda ‘mão’ é disputada no Bessa, no dia 24 de Abril. Recorde-se que o Celtic eliminou o Liverpool na ronda anterior, com um surpreendente triunfo, por 2-0, no terreno dos ingleses, ontem à noite. Esta é a primeira presença do Celtic nas meias-finais da Taça UEFA desde 1974.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)