Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

TAIRA: ACREDITO NAS PESSOAS E NESTE PROJECTO

Aos 33 anos de idade, o médio Taira é a mais recente aquisição do Sporting Farense, um dos candidatos à subida de escalão, nesta sua estreia na II Liga, após uma dúzia de anos ao mais alto nível. Taira, formado nas escolas do Belenenses, clube onde esteve durante seis anos, rumou depois a Espanha, para jogar quatro épocas no Salamanca e duas no Sevilha.
17 de Setembro de 2002 às 21:19
Uma experiência que o futebolista considera positiva: “Deu-me uma maior maturidade, em especial a minha passagem pelo Salamanca, que foi bastante positiva, uma vez que ajudei o clube a subir à I Liga, onde nos mantivemos duas épocas. Depois, em Sevilha, fui titular na 1.ª temporada e só no ano passado, por mera opção do treinador, é que fui relegado para o banco”.

Agora, no S. Luis, Taira quer regressar em grande ao futebol português: “Foi um convite aliciante, de pessoas do futebol que me merecem toda a credibilidade, pelo que venho para ajudar a estabilizar um projecto em que acredito”.

Habituado ao futebol espanhol, o novo recruta do Farense vai sentir algumas diferenças significativas: “Essencialmente noto uma menor credibilidade do futebol português, em que todos desconfiam uns dos outros. Em Espanha, o jogador sente-se mais tranquilo, o que lhe permite jogar mais desinibido, pois lá não há equipas devedoras a jogadores, situação que lhes acarreta a descida automática de divisão”.

Também as arbitragens são encaradas de outra forma: “Mas não é pelos árbitros espanhóis serem melhores que os portugueses. Erram tanto como os nossos, mas, em Espanha, essas situações são analisadas no dia seguinte e tudo passa. Em Portugal, anda-se um campeonato inteiro a especular com um erro da 1.ª jornada, com dúvidas e insinuações. Isso não é bom para o nosso futebol”.

Internacional A, pela mão de Artur Jorge, agora Taira só pensa no Farense:

“Só estou preocupado com o Farense, clube que acreditou no meu valor e que gostaria de ajudar a regressar ao lugar que lhe é devido”, conclui o centro-campista.

Paco Fortes: “É uma mais-valia”

Numa equipa recheada de atletas jovens, na qual os "eternos" Carlos Costa e Hassan são a excepção, o técnico Paco Fortes viu, com agrado, a contratação do experiente Taira para reforçar o meio-campo da turma algarvia, actualmente no 9.º lugar, quando estão disputadas três jornadas.

“É um jogador com provas dadas no futebol, que adquiriu grande experiência e competitividade nos seis anos que esteve em Espanha e que nos poderá ser muito útil neste muito disputado campeonato da II Liga”, afirmou o técnico ao CM, sublinhando ser Taira “uma mais-valia para o grupo de trabalho do Farense”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)