Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Telma Monteiro campeã da Europa

Telma Monteiro sagrou-se campeã europeia de judo,na categoria menos 57 quilos, após vencer na final a britânica Sarah Clark, em Tbilissi, Geórgia Num combate muito equilibrado, o júri decidiu-se no final por atribuir a medalha de ouro à judoca portuguesa
24 de Abril de 2009 às 16:31
Telma Monteiro campeã da Europa
Telma Monteiro campeã da Europa FOTO: d.r.

'Sabia que ia ser um combate muito duro perante uma adversária bastante alta e muito táctica', disse a judoca portuguesa dedicando o ouro ao antigo seleccionador António Matias, que faleceu em 2008, quando tinha 43 anos.

O combate de hoje prolongou-se até ao final do 'ponto de ouro' e com  decisão dos juízes, tendo os três levantado a bandeira favorável a Telma  Monteiro, que conquistou o seu terceiro título europeu (primeiro nesta categoria),  depois de 2006 e 2007.  

Clark, que tem como maior troféu o título nos Europeus de Tampere (Finlândia),  em 2006, desceu este ano de peso, trocando os -63 kg pelos -57 kg, seguindo  o caminho inverso da portuguesa, que após os Jogos de Pequim também mudou  de categoria, mas subindo dos -52 kg para os -57 kg.  

Na final foi um combate disputado até ao limite, esgotando-se os primeiros  cinco minutos e entrando-se depois no 'ponto de ouro' (mais três minutos),  período em que nenhuma das judocas conseguiu qualquer vantagem, remetendo  a decisão para os árbitros.

CAVACO E SÓCRATES FELICITAM

 

O Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates, enviaram entretanto mensagens de felicitações a Telma Monteiro. 'Quero felicitá-la pelo alto nível desportivo demonstrado e pelo extraordinário empenho que tem caracterizado o seu percurso enquanto atleta', escreveu o chefe de Estado. 'Ao tomar conhecimento da sua excepcional prova no Campeonato Europeu  de Judo, conquistando a Medalha de Ouro, quero testemunhar-lhe o meu reconhecimento  e o meu apreço por, deste modo, ter prestigiado o nosso país', refere o  primeiro-ministro na sua mensagem.  

 

Ver comentários