'Sabia que ia ser um combate muito duro perante uma adversária bastante alta e muito táctica', disse a judoca portuguesa dedicando o ouro ao antigo seleccionador António Matias, que faleceu em 2008, quando tinha 43 anos.
O combate de hoje prolongou-se até ao final do 'ponto de ouro' e com decisão dos juízes, tendo os três levantado a bandeira favorável a Telma Monteiro, que conquistou o seu terceiro título europeu (primeiro nesta categoria), depois de 2006 e 2007.
Clark, que tem como maior troféu o título nos Europeus de Tampere (Finlândia), em 2006, desceu este ano de peso, trocando os -63 kg pelos -57 kg, seguindo o caminho inverso da portuguesa, que após os Jogos de Pequim também mudou de categoria, mas subindo dos -52 kg para os -57 kg.
Na final foi um combate disputado até ao limite, esgotando-se os primeiros cinco minutos e entrando-se depois no 'ponto de ouro' (mais três minutos), período em que nenhuma das judocas conseguiu qualquer vantagem, remetendo a decisão para os árbitros.
CAVACO E SÓCRATES FELICITAM
O Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates, enviaram entretanto mensagens de felicitações a Telma Monteiro. 'Quero felicitá-la pelo alto nível desportivo demonstrado e pelo extraordinário empenho que tem caracterizado o seu percurso enquanto atleta', escreveu o chefe de Estado. 'Ao tomar conhecimento da sua excepcional prova no Campeonato Europeu de Judo, conquistando a Medalha de Ouro, quero testemunhar-lhe o meu reconhecimento e o meu apreço por, deste modo, ter prestigiado o nosso país', refere o primeiro-ministro na sua mensagem.