Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Telma Monteiro ganha primeira medalha de ouro no Grand Slam

Nove segundos bastaram para Telma Monteiro conseguir a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer por ippon a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato.
4 de Fevereiro de 2012 às 18:10
Telma Monteiro, Grand Slam Paris, vitória, combate
Telma Monteiro, Grand Slam Paris, vitória, combate FOTO: Duarte Roriz

O combate estava no seu início e, no primeiro ataque realizado pela portuguesa, Telma Monteiro deixou Sato pregada com as "costas no tatami" do Pavilhão Paris-Bercy, tendo a judoca japonesa ficado surpreendida e a portuguesa iniciado de imediato os festejos, de braços no ar.

Foi grande a festa da judoca do Benfica, que, apesar das muitas medalhas em várias competições, nunca alcançara o lugar mais alto do pódio naquele que é um dos torneios mais prestigiados do circuito mundial de judo.

Telma Monteiro já subira três vezes ao pódio de Paris, com dois terceiros lugares (2008 e 2011) e um segundo (2007, ainda nos -52 kg), além de um quinto (2009), mas desta vez obteve o melhor resultado de sempre.

Frente a Sato, Telma Monteiro acabou de certa forma por repetir o que tinha feito em janeiro no Masters de Almaty, mas então ao derrotar a campeã mundial nas meias-finais, para depois perder com outra japonesa, a líder mundial Kaori Matsumoto.

Matsumoto foi, aliás, a grande ausente da categoria na competição, deixando caminho aberto para as suas seguidoras: Sato (segunda do Mundo) e Telma (terceira do Mundo e segunda no apuramento olímpico).

Em Paris, Telma teve um trajecto imaculado até ao final, ao vencer os três primeiros combates por ippon (pontuação máxima), com a espanhola Isabel Fernandez, a mongol Battugs Tumer-Od e a francesa Sarah Loko.

Na meia-final, a judoca do Benfica teve que levar o combate frente à norte-americana Marti Malloy até final dos cinco minutos, onde chegou à vitória com um yuko, confirmando o seu favoritismo.

Telma Monteiro Grand Slam Paris vitória combate
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)