Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

"Temos euros para dar ao clube”

Paulo Bento, treinador do Sporting, diz que o jogo de hoje com o Basileia não é só para cumprir calendário, dado que o clube tem um prestígio a defender na Champions.
9 de Dezembro de 2008 às 00:30
Paulo Bento confirmou que Vukcevic vai jogar com o Basileia
Paulo Bento confirmou que Vukcevic vai jogar com o Basileia FOTO: Patrick Straub / Epa

– Sente que já conseguiu motivar a equipa e que não vai falhar diante do Basileia como aconteceu contra o Barcelona (derrota, por 5-2)?

Paulo Bento – Há sempre o orgulho dos jogadores e uma equipa ambiciosa encara todos as partidas com a mesma mentalidade. Teremos de fazer mais qualquer coisa do que contra o Barcelona.

– As fracas estatísticas do Basileia fazem com que esteja optimista?

– Temos pontos para conquistar, temos euros para dar ao clube, prestígio a defender e deixar imagem diferente da do jogo com o Barça.

– O que espera do Basileia?

– Temos de impor o nosso jogo e assumi-lo desde o início.

– O que pode fazer a diferença?

– A motivação e a ambição. Se assim não for, mal estaremos para jogar uma competição como a Liga dos Campeões.

– Vukcevik vai ser titular?

– Pode jogar mais minutos do que contra o Estrela da Amadora [15’].

– O que se passa com Liedson?

– Tem um problema no joelho, que foi operado. Esperemos que não seja nada de grave.

– Até que ponto o preocupa a lesão de Liedson?

– Devemos aguardar. Sou optimista e acredito que é uma situação passageira.

– A ausência de Liedson vai obrigá-lo a mudar o sistema de jogo?

– Vamos colocar outro ponta-de--lança no lugar de Liedson.

– Stojkovic pode ir pelo mesmo caminho de Vukcevic?

– Dentro do que foi a nossa opção de trazer três guarda-redes está convocado, mas isso não implica que a nossa ideia e a do jogador sejam diferentes em relação ao início da época.

'É MAIS UM JOGO PARA GANHAR'

Tiago vai ser o guarda-redes titular em Basileia e, ontem, o guarda-redes avisou que os leões vão entrar em campo para somar três pontos e ganhar 600 mil euros. 'É mais um jogo para ganhar. É importante para os jogadores, é uma montra, e para o clube também, porque se ganha dinheiro', disse o guardião que vai substituir Rui Patrício (castigado) no onze, apesar de ter garantido que Paulo Bento ainda nada lhe tinha comunicado. 'O técnico pode contar sempre comigo', sublinhou.

Tiago falou ainda das diferenças entre o jogo desta noite e a partida com o Mónaco em que foi suplente utilizado: 'Era miúdo, estava no banco. Tive de entrar. As condições eram diferentes. Na altura era mais complicado', concluiu.

LESÃO DE LIEDSON 'NÃO É GRAVE'

Liedson falhou a viagem à Suíça onde o Sporting defronta hoje (19h45, Sport TV1) o Basileia em jogo da 6ª Jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

O ‘levezinho’ vai fazer exames durante o dia de amanhã para avaliar a extensão do problema no joelho esquerdo (suspeita de entorse), que já tinha sido operado no final da última temporada.

No entanto e pelas primeiras avaliações, Gomes Pereira, médico do Sporting, tranquilizou os adeptos e em particular a equipa técnica. 'Não me parece grave. O Liedson vai fazer exames na quarta-feira [amanhã] para depois analisarmos correctamente', adiantou.

APONTAMENTOS

9,4 MILHÕES NOS COFRES

Sporting e FC Porto já encaixaram 9,4 milhões de euros pela presença na Liga dos Campeões. Os dois clubes garantiram à cabeça pela participação na prova 5,4 milhões de euros: três milhões pela presença e mais 400 mil por cada jogo. A isso somaram 1,8 milhões pelas três vitórias (600 mil cada) e mais 2,2 milhões de euros pelo apuramento para os oitavos-de-final.

POSTIGA OPTIMISTA

Hélder Postiga prometeu em declarações ao jornal um 'Sporting decidido a vencer' em Basileia, lembrando que está em jogo 'o prestígio do clube'.

TRÊS ADEPTOS

Apenas uma criança e dois caçadores de autógrafos estavam ontem no Aeroporto de Genebra, na Suíça, à espera da comitiva do Sporting.

BOAS MEMÓRIAS

O Sporting venceu em Basileia nos oitavos-de-final da Taça UEFA da época passada, por 3-0. Liedson bisou, mas foi Pereirinha a abrir o marcador na primeira vez em que tocou na bola. Hoje não haverá Liedson, mas vai haver Vukcevic, que tinha bisado no jogo da 1.º mão (vitória por 2-0).

NOTAS

FRANCO: CHEFIA COMITIVA

Filipe Soares Franco chefiou a comitiva que partiu ontem de Lisboa a meio da manhã. O presidente leonino não quis prestar declarações no Aeroporto da Portela

PREVISÃO: 2 GRAUS NEGATIVOS

A temperatura prevista para o início do Basileia--Sporting é de 2 graus negativos. Há ainda a possibilidade de cair neve no St. Jakob. Ontem o tempo estava seco e com poucas nuvens

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)