Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

TOCHA OLÍMPICA INICIA VIAGEM MUNDIAL

A chama olímpica chegou, esta sexta-feira, ao aeroporto de Sydney, cidade australiana que recebeu os últimos Jogos Olímpicos, iniciando a sua viagem por 34 cidades de 27 países do mundo.
4 de Junho de 2004 às 19:44
A atleta australiana de origem aborígene Cathy Freeman, campeã olímpica, nos 400 metros de atletismo, em 2000, será a primeira a transportar o símbolo olímpico num percurso partilhado por vários desportistas e cidadãos de Sydney, durante o dia de hoje.
Foi num Boieng 747, apelidado de Zeus ( rei dos deuses do Olimpo), que a chama chegou à cidade australiana. Recebido por um forte dispositivo de segurança, o emblema olímpico foi levado para a Ópera de Sydney, onde teve lugar uma cerimónia oficial.
Depois de Sydney, será a cidade de Melbourne, que acolheu os Jogos Olímpicos de 1956, a receber a tocha olímpica sendo depois transportada para Tóquio, no Japão, cidade anfitriã dos Jogos de 2008. O percurso pelos cinco continentes do mundo findará no dia 13 de Agosto, quando chegar ao estádio olímpico de Atenas, na Grécia, permanecendo acesa durante os Jogos Olímpicos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)