Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Todos fiéis a Jesus

Jorge Jesus tem garantida a sua continuidade à frente do destino do Belenenses, qualquer que seja o vencedor das eleições para a presidência do clube do Restelo. O técnico é um dos poucos pontos de consenso entre Cabral Ferreira, Duarte Ferreira e Gouveia da Veiga, os três candidatos que hoje se submetem aos votos dos adeptos azuis.
28 de Abril de 2007 às 00:00
Todos fiéis a Jesus
Todos fiéis a Jesus FOTO: Pedro Ferreira
“Não se trata de uma aposta apenas pela época que fez. Quando a minha direcção o contratou, numa altura em que muitos diziam que não era treinador para o Belenenses, assinámos um compromisso válido por três anos. E vamos cumprir este compromisso”, disse ao CM Cabral Ferreira, actual presidente e candidato da Lista A.
Mais longe vai Duarte Ferreira, da lista B, que considera o técnico como intocável: “É a jóia da coroa do clube e, como belenense, sinto-me honrado por contar com a sua capacidade à frente da equipa”. O treinador ‘azul’ também merece toda a confiança de Gouveia da Veiga, candidato da lista C: “Jorge Jesus tem feito um excelente trabalho e deve continuar. Esperemos que fique muitos e bons anos no Belenenses”.
Quanto a eventuais negócios – nomeadamente com Rodrigo Alvim, Rúben Amorim e Rolando –, as opiniões dividem-se. Para Duarte Ferreira, os três são “inegociáveis”, enquanto Gouveia da Veiga e Cabral Ferreira admitem poder vender um ou outro atleta, mas apenas “perante uma proposta irrecusável”.
Com a participação na Taça UEFA já garantida – o Belenenses está na final da Taça de Portugal e, mesmo que perca, ocupará a vaga deixada em aberto pelo Sporting, que na pior das hipóteses irá à 3.ª pré--eliminatória da Liga dos Campeões –, resta saber que investimento irá realizar o clube para atacar esta prova.
Cabral Ferreira garante que só “vendendo bem é que se pode comprar bem”, enquanto Gouveia da Veiga se mostra mais cauteloso e opta por uma política de maior contenção. Duarte Ferreira diz reforçar e ontem apresentou o argentino Zarate, prometendo revelar mais um nome, hoje, caso vença.
PERFIS
CABRAL FERREIRA (Engenheiro)
Armando José Cabral Ferreira, de 55 anos, é engenheiro e é o sócio n.º 7039 do Belenenses. Há dois anos, venceu Mendes Palitos nas eleições para a presidência do clube, sucedendo a Sequeira Nunes no cargo.
“A medida mais importante neste momento é efectuar a revisão dos estatutos para que o clube possa evoluir.”
“É meu desejo que no dia de hoje todos os belenenses compareçam em massa e votem.”
DUARTE FERREIRA (Gestor comercial)
José Duarte Ferreira, 51 anos, é gestor comercial. Foi praticante de ténis de mesa, andebol e futebol. Entre 2002 e 2006, foi vice-presidente do Domingos Sávio, clube de futebol de Campo de Ourique. É sócio há 45 anos (1428).
“A actual direcção não vai proporcionar a Jorge Jesus o que ele quer e merece em termos de plantel.”
“Quero revitalizar um clube, que, durante o mandato desta direcção, envelheceu dez anos.”
GOUVEIA DA VEIGA (Advogado)
Fernando Gouveia da Veiga, 36 anos, é advogado e conta com 26 anos de filiação ao Belenenses (n.º 3248). Entre 1993 e 2003, foi membro eleito do Conselho Geral do clube e é actualmente presidente da AG da A.F. de Lisboa.
“Quero recuperar os sócios perdidos. Passamos de 18 mil em 2005 para 10 mil em 2007.”
“Vamos efectuar uma reforma administrativa, financeira e comercial do clube e profissionalizar a gestão.”
SAIBA MAIS
10 mil. É o número de sócios do Belenenses em 2007, segundo números avançados pelo candidato Fernando Gouveia da Veiga.
4 títulos. Durante largos anos, os azuis foram os únicos, a par dos três grandes, a ostentarem um título de campeão nacional (45/46). O Belenenses conta ainda com 3 Taças de Portugal no seu palmarés.
O MÍTICO ‘PEPE’
José Manuel Soares, ‘Pepe’, morreu envenenado aos 23 anos, mas é ainda hoje uma referência no Belenenses. Detém o recorde de golos num jogo oficial: 10!
MATATEU
De seu nome Sebastião Lucas da Fonseca, é a grande referência do Belenenses. Foi considerado um dos maiores avançados que jogaram em Portugal.
VICENTE
Irmão de Matateu e internacional português que ganhou fama, no país e no estrangeiro, pelos duelos travados com Pelé e dos quais saiu vitorioso, de alguns.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)