Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Todos os lances do FC Porto-Benfica 2-2

Clássico terminou com um empate 2-2 que sabe melhor ao Benfica. Kléber e Otamendi marcaram para a equipa da casa, mas Cardozo e Gaitán garantiram a divisão de pontos para a equipa lisboeta.
23 de Setembro de 2011 às 22:13
Hulk está a ser um osso duro de roer para os defesas do Benfica
Hulk está a ser um osso duro de roer para os defesas do Benfica FOTO: Fernando Veludo

FC Porto e Benfica mantêm a liderança provisória do campeonato, mas os encarnados saem mais felizes do Estádio do Dragão. Além de pontuarem na casa do campeão nacional, conseguiram recuperar de uma desvantagem por duas vezes.

Logo a seguir ao apito final a transmissão televisiva realça uma troca de insultos entre o treinador benfiquista Jorge Jesus e Alvaro Pereira, lateral-esquerdo do FC Porto. 

Para o Sporting de Braga, que joga este sábado contra o Nacional da Madeira, fica a possibilidade de juntar-se aos dois líderes caso obtenha os três pontos.

FIM DA SEGUNDA PARTE 

90' - CARTÃO AMARELO para JOÃO MOUTINHO pune falta sobre Saviola que travou contra-ataque do Benfica. 

89' - ENTRA MATIC e SAI CARDOZO. Gigante englobado por Chelsea no negócio de David Luiz faz o seu primeiro clássico, entrando para travar o ímepto da equipa da casa. 

88' - CARTÃO AMARELO para BRUNO CÉSAR. Jorge Sousa aproveita uma paragem no jogo para agir disciplinarmente contra o médio brasileiro, que na jogada anterior fizera uma falta grosseira a um adversário. 

86' - ENTRA WALTER e SAI VARELA. FC Porto volta a apostar num ponta de lança. 

85' - FUCILE remata fraco e sem direcção, demonstrando o desacerto de uma equipa que já contava com os trÊs pontos. 

82' - GOLO DE GAITÁN! Médio argentino volta a repor a igualdade, rematando de baixo para cima, sem dar hipóteses a Helton. A bola ainda embate violentamente na trave e segue para as redes.

81' - SAVIOLA remata para o fundo das redes mas Jorge Sousa não tem dúvidas em anular o lance, visto que o argentino estava claramente fora de jogo ao receber a bola desviada após mais um lançamento de linha de Maxi Pereira.

79' - ENTRA CRISTIÁN RODRÍGUEZ e SAI KLÉBER. Médio uruguaio volta a reencontrar a equipa que o trouxe para Portugal, permitindo que as bancadas do Estádio do Dragão ovacionem o marcador do golo inaugural. 

78' - CARTÃO AMARELO para FERNANDO castiga mais uma falta a meio-campo. 

77' - CARTÂO AMARELO para KLÉBER devido a uma entrada imprudente aos pés de Artur Moraes quando o guarda-redes procurava afastar a bola para longe. 

76' - ENTRA BELLUSCHI e SAI GUARÍN. Vítor Pereira também aproveita uma fase mais adormecida do encontro para refrescar o meio-campo portista. 

69' - ENTRAM SAVIOLA e BRUNO CÉSAR e SAEM AIMAR e NOLITO. Jorge Jesus coloca um médio mais fresco e um segundo avançado para apoiar Cardozo, sacrificando o espanhol das escolas do Barcelona e o experiente argentino.

68' - GAITÁN flecte da direita para o centro e tenta o remate de longe. Sai-lhe com muita força mas ligeiramente acima da barra. 

61' - HELTON responde outra grande defesa, saindo da baliza para desviar o remate de Cardozo, a quem coube aproveitar mais uma boa jogada de contra-ataque que poderia ter levado a novo empate. 

60' - ARTUR MORAES volta a brilhar, desviando com a ponta dos dedos uma tentativa de chapéu feita por Guarín à entrada da grande área. 

56' - CARTÂO AMARELO para ALVARO PEREIRA. Lateral-direito uruguaio chega atrasado a uma bola disputada com Gaitán e carrega o benfiquista. 

53' - NOLITO e Aimar voltam a combinar bem, mas os defensores azuis-e-brancos afastam para longe. 

50' - GOLO DE OTAMENDI! Central argentino repõe a vantagem, limitando-se a empurrar para o fundo das redes a bola que Varela fez chegar junto à linha da baliza. 

47' - GOLO DE CARDOZO! Gigante paraguaio recebe um passe dourado de Nolito e contorna Helton, que ainda toca na bola mas não consegue impedir o golo do empate. 

FIM DA PRIMEIRA PARTE 

45' - EMERSON volta a combinar muito bem com Nolito na esquerda e centra para a pequena área, onde Helton agarra de forma segura e sem ter adversários a incomodá-lo. 

42' - FUCILE segue o exemplo de Hulk e ensaia o remate de longe. Também ele faz sair a bola sem conta nem peso nem medida. 

41' - CARTÃO AMARELO para CARDOZO e FUCILE. Adversários disputam a bola de forma muito impetuosa na ala esquerda do ataque do Benfica. O árbitro decide ser salomónico e mostra o amarelo a ambos. 

39' - CARTÃO AMARELO para LUISÃO e para JAVI GARCÍA. Central brasileiro é advertido por Jorge Sousa devido aos protestos pela falta que castigou o derrube de Guarín por Javi García. Na repetição vê-se claramente que o portista simulou a falta.

38' - EMERSON cruza com muito perigo após ser isolado por um toque de calcanhar de Nolito, mas Helton chega primeiro à bola, impedindo o empate. 

35' - GOLO DE KLÉBER! O avançado brasileiro desvia de cabeça um livre marcado da esquerda por Guarín.

33' - JAVI GARCÍA comete falta sobre Fernando dentro da grande área dos dragões, pondo termo a alguns minutos em que o Benfica conseguiu equilibrar o encontro. 

29' - GUARÍN perde muito tempo após receber a bola rasteira em posição frontal e os adversários conseguem tirar a bola da zona de pergio. 

27' - ARTUR MORAES evita o primeiro golo do FC Porto. Fucile aparece isolado à sua frente, assistido de forma primorosa por Varela, mas o guarda-redes brasileiro estica-se e defende o remate nascido de mais uma arrancada da direita para o centro do terreno protagonizada por Hulk. 

25' - KLÉBER remata dentro da grande área do Benfica de ângulo difícil e mesmo assim força Artur Moraes a aplicar-se, agarrando a bola no relvado. 

24' - HULK marca mais um dos seus livres. Desta vez a bola sai ligeiramente ao lado da baliza, acertando numa câmara de televisão. 

22' - AIMAR conquista posição dentro da grande área contrária e tenta isolar colegas frente a Helton. Ninguém adivinha a intenção do argentino e a bola sai pela linha final. 

18' - NOLITO tenta servir Aimar, que se colocava junto à linha de golo da baliza defendida por Helton. Acontece que o passe sai com demasiada força e perde-se a oportunidade. 

16' - HULK é derrubado por Javi García na ala direita do ataque do FC Porto. O próprio 'Incrível' encarrega-se da cobrança do livre, com um centro tenso que é afastado para o coração da área, onde Fernando se atrapalha e atira para as nuvens.

14' - VARELA cai à entrada da grande área, queixando-se de um toque de Javi García. Jorge Sousa nada assinala. 

12' - HULK protagoniza uma jogada polémica do ataque do FC Porto. Lançado pela direita, o avançado brasileiro parece cometer falta sobre Emerson e controlar a bola já para lá da linha de fundo. A equipa de arbitragem nada assinalou mas a defensiva encarnada afastou o perigo. 

11' - HULK segue com a bola controlada para o meio do terreno, desferindo um forte remate rasteiro à entrada da grande área. Artur Moraes consegue desviar para canto. 

8' - CARTÃO AMARELO para OTAMENDI. O central argentino faz falta sobre o benfiquista Gaitán, terminando um contra-ataque pela esquerda que nasceu de uma falta não assinalada sobre Hulk. Livre marcado junto

3' - VARELA tenta o remate em zona frontal, mas a bola resvala num defesa encarnado e chega sem problemas às mãos de Artur Moraes. 

2' - CARDOZO chega atrasado a um centro de Nolito, que ganhou em velocidade na diretia. 

1' - HULK ganha espaço pela direita e, ainda a metros da grande área, tenta um dos seus remates em jeito e força, que desta vez sai muito por alto. 

FC PORTO

Helton; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Varela e Kléber

(suplentes: Bracalli, Maicon, Souza, Defour, Belluschi, Cristián Rodriguez e Walter)

BENFICA

Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson; Javi García, Witsel, Gaitán, Aimar e Nolito; Cardozo

(suplentes: Eduardo, Jardel, Ruben Amorim, Bruno César, Matic, Saviola, Rodrigo)

Árbitro: Jorge Sousa

O autocarro do Benfica foi o primeiro a chegar ao Estádio do Dragão, pelas 19h00. Pouco depois chegou a comitiva portista.

Benfica e FC Porto chegam ao primeiro clássico da época com 13 pontos. O portuense Jorge Sousa é o árbitro escolhido para apitar a partida.

fc porto dragão benfica estádio clássico hulk kleber nolito emerson artur moraes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)