Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Todos podem sonhar

Luís Filipe Vieira afirmou que, com os reforços de Inverno, o Benfica é sério candidato a vencer a ‘Champions’, mas ontem Koeman foi mais cauteloso.
20 de Janeiro de 2006 às 00:00
Koeman assume como objectivo prioritário alcançar o FC Porto na classificação
Koeman assume como objectivo prioritário alcançar o FC Porto na classificação FOTO: João Relvas/Lusa
“Pode ser que pense um pouco diferente do presidente. Há outros candidatos. Podemos surpreender o Liverpool, que é favorito, mas surpreender outras equipas como Chelsea, Barcelona, Real Madrid, Juventus é muito complicado”, disse o treinador, que todavia compreende a ambição de Vieira: “Todos podem sonhar. Também eu sonho em ganhar um grande título. Não me parece que as palavras do presidente sejam perigosas ou coloquem mais pressão sobre mim e sobre os jogadores. Ele sabe perfeitamente como trabalhamos”.
Koeman não convocou Marcel para o jogo de hoje com o Gil Vicente porque o avançado “esteve três semanas parado e precisa de recuperar a forma”, mas avisou que “talvez na próxima jornada [para o jogo com o Sporting] possa ser convocado”. O técnico avalizou a contratação. “Nós jogamos muito pelas alas, com cruzamentos para a área, e com Marcel ficamos mais fortes no jogo aéreo. Era o estilo de jogador que queríamos”, afirmou, sublinhando a qualidade do plantel depois das contratações: “Agora temos dois jogadores para cada posição e isso fará a diferença em Fevereiro, um mês complicado. Só com um plantel forte podemos lutar por todas as provas”.
Com Beto suspenso por acumulação de amarelos, Manuel Fernandes regressa ao onze. Koeman aproveitou para espicaçar o médio: “Espero que volte a mostrar a sua qualidade. Já não sente dores e tem de demonstrar que é um jogador importante”.
O Gil Vicente venceu na Luz por 2-0 na 2.ª jornada, mas Koeman acha que a história não se repetirá. “Nesse jogo falhámos muitas ocasiões, e até um penálti na primeira meia hora, e acabámos por perder. Mas agora estamos mais fortes”, disse o técnico holandês, confessando não pensar ainda no Sporting: “O importante é vencer o Gil e manter a pressão sobre o FC Porto. O nosso único objectivo é alcançar o FC Porto”.
SIMÕES EXPLICA NEGÓCIO MARCEL
José Eduardo Simões, presidente da Académica, falou ontem pela primeira vez sobre o empréstimo de Marcel ao Benfica, garantindo que fez o melhor negócio possível. “O Benfica apresentou a melhor das duas propostas que chegaram ao clube. O encaixe financeiro com este empréstimo é superior ao da outra proposta e o acordo com o Benfica está a ser cumprido”, disse à SIC Notícias.
Simões afirmou depois ao ‘site’ da Académica que “todos os direitos e interesses foram salvaguardados. Isso implica que a cláusula de rescisão foi atingida”. O líder dos ‘estudantes’ não confirmou se a cláusula de rescisão é de 3,5 milhões de euros, mas sublinhou que, caso o Benfica não queira continuar com o jogador, será “a não opção mais cara da História do futebol”.
APONTAMENTOS
NUNO ASSIS
Apesar de notícias que dão conta do interesse do Estugarda em Nuno Assis, Koeman disse ontem que apenas João Pereira será emprestado: “Conto com os outros até final da época”.
KARYAKA
Karyaka continua sem treinar, à espera do fim do processo que lhe foi instaurado por causa de declarações polémicas. “O clube está a resolver a questão”, disse ontem Koeman.
CONVOCADOS
Lista de convocados: Quim e Moretto; Anderson, Luisão, Léo, Alcides, Nélson e Rocha; Petit, Karagounis, M. Fernandes, M. Ferreira e Robert; Geovanni, Simão, Manduca e Miccoli.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)