Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Tolerância zero na segurança

PSP do Porto empenha 700 agentes instruídos para evitar que claques dos dois clubes se confrontem. Autoridades atentas a ameaças portistas na internet.
29 de Abril de 2010 às 00:30
Tolerância zero na segurança
Tolerância zero na segurança FOTO: José Rebelo

Tolerância zero na segurança, sem margem para distúrbios iguais aos da final da Taça da Liga, no Algarve.' fonte bem posicionada na PSP do Porto disse ontem ao Correio da Manhã que a operação de segurança do FC Porto-Benfica (domingo, 20h15, Sport TV1) visa impedir que as claques dos dois clubes se confrontem quer fora quer dentro do Dragão. Ameaças à comitiva do Benfica, feitas em fóruns portistas na internet, estão a levar a um reforço de patrulhamento quer à comitiva quer às representações de adeptos benfiquistas na área do Porto. Ainda assim, na madrugada de ontem duas Casas do Benfica – Braga e Fânzeres (Gondomar) – foram vandalizadas.

Desde segunda-feira que no fórum da claque Super Dragões na internet vários utilizadores têm vindo a prometer 'não se conter' se adeptos do Benfica forem festejar nas ruas do Porto. Um utilizador do fórum escreveu: 'Quanto à tarja do ‘reserbado’, (...) podem ter o azar de apanhar alguém, ou estarem mais duas casas do Benfica em chamas.'

Outro adepto dos dragões colocou um link para um vídeo do YouTube com imagens de um simpatizante benfiquista a ser espancado.

No comando da PSP do Porto há muito que se acompanha as representações na net das claques do FC Porto. E, ao que o CM apurou, desde que se desenhou o carácter decisivo do encontro que essa monitorização tem sido mais intensa. Entre os 700 agentes empenhados no policiamento, contam-se elementos da Unidade Especial de Polícia, bem como spotters e investigadores criminais da PSP de Lisboa, que vão acompanhar os adeptos encarnados na viagem de comboio para o Porto, durante o encontro e ainda no regresso.

APONTAMENTOS

CASA VANDALIZADA

A Casa do Benfica em Braga foi vandalizada na madrugada de ontem. 'Braga 1921', 'Morte ao SLB' e 'Anti-Lampiões' foram alguns dos escritos pintados na fachada do edifício.

'NÃO É JOGO A FEIJÕES'

Rodolfo Reis, antigo capitão dos dragões, considera que o clássico não será um jogo a feijões e que os jogadores do FC Porto devem saber que os adeptos querem que vençam o Benfica.

FÁBIO E PEIXOTO OK

Coentrão e Peixoto estão recuperados de lesões musculares e podem ser utilizados por

Jorge Jesus no domingo.

15 MINUTOS ABERTOS

O último treino antes da deslocação ao Dragão está marcado para esta manhã, às 10h30. Só os primeiros 15 minutos serão abertos à Comunicação Social.

FARÍAS RENDE RADAMEL FALCÃO

Ernesto Farías deve substituir Falcão (castigado por um jogo por acumulação de cinco cartões amarelos) no onze titular do FC Porto, diante do Benfica. O argentino deve alinhar ao lado de do brasileiro Hulk no ataque portista.

De pedra e cal está Raul Meireles, que durante a semana se limitara a fazer tratamento e trabalho de ginásio, devido a dores musculares. Fora do clássico vão estar Mariano Gonzalez, Varela e Ruben Micael, todos a recuperar de lesões.

ÁGUIAS CONFIRMAM INTERESSE EM GAITÁN

O Benfica está a negociar o médio ofensivo Gaitán, de 21 anos, com o Boca Juniors. Segundo apurou o CM junto de fonte das águias, o jogador argentino, considerado um centro-campista criativo, parecido com Pablo Aimar, é um dos alvos prioritários de Jorge Jesus para 2010/11. Na Argentina, como o CM noticiou ontem, o influente jornal ‘Olé’ escreveu que o Benfica já acertou com o Boca o pagamento de 11,2 milhões de euros, número que o clube da Luz não confirma.

ARGENTINA: JARA CONVOCADO

Franco Jara, um dos reforços do Benfica para a época 2010/2011, é um dos 17 jogadores convocados por Diego Maradona para o particular Argentina-Haiti, marcado para dia 5 de Maio

LESÃO: CARDOZO NO GINÁSIO

Oscar Cardozo, com traumatismo e entorse no joelho esquerdo, fez apenas tratamento, ontem, no Seixal, tal como Ruben Amorin, a contas com uma distensão muscular na parede abdominal

DRAGÃO: HELTON CONDICIONADO

Helton tem uma lesão na mão direita e ontem treinou com limitações. As dificuldades físicas do guarda-redes brasileiro levaram Jesualdo Ferreira a chamar o titular dos sub-17 Elói

O OLHAR DO ADEPTO

TENSÃO ENTRE OS DOIS CLUBES INFLUENCIA OS JOGADORES?

'Não me parece. A tensão entre os dirigentes não vai ser determinante para o desenrolar do jogo. É uma tensão normal, não há nada de anormal nisso. Não vai afectar os jogadores. A tensão é um episódio que não vai prejudicar a qualidade do futebol por eles desenvolvido. Até porque o presidente do Benfica já disse que quer ficar longe de Pinto da Costa. Julgo que isso não vai incomodar o líder do FC Porto e muito menos a equipa...' - Hernâni Gonçalves, FC Porto

'Os grandes jogadores, aqueles que são mesmo muito bons, são os que, normalmente, costumam ‘aparecer’ nos clássicos. Tal como Aimar ‘apareceu’ no último Benfica-Sporting. Os grandes jogadores estão-se positivamente nas tintas para as tensões entre os pequenos dirigentes. Só a bola os interessa. Já os jogadores medianos tendem a explorar no campo as tensões que lhes são alheias. Como, por exemplo, Bruno Alves na final da Taça da Liga.' - Leonor Pinhão, Benfica

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)