Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Tonel vai sair do Dínamo de Zagreb em Dezembro

O futebolista português Tonel disse esta segunda-feira que o seu futuro, a partir de Dezembro, não passará pelo Dínamo de Zagreb, equipa croata pela qual se sagrou bicampeão no sábado passado.
9 de Abril de 2012 às 18:52
Defesa central trocou o Sporting pelo Dínamo de Zagreb e conquistou os seus primeiros títulos de campeão
Defesa central trocou o Sporting pelo Dínamo de Zagreb e conquistou os seus primeiros títulos de campeão FOTO: D.R.

"Não vou mentir, pois toda a gente no clube sabe que tenho outras ambições e que, em princípio, seguirei para outro lado", disse à Lusa o ex-defesa do Sporting, que se transferiu para o clube da capital croata em 2010.

Com contrato até Dezembro, Tonel pretende, na próxima meia época, "ajudar o Dínamo a apurar-se para a Liga dos Campeões e, nesse caso, a fazer uma boa primeira fase da prova".

Segundo o central português, "esse é o grande objectivo desta equipa", campeã croata há sete épocas consecutivas, cujo título nacional apenas dá acesso à terceira pré-eliminatória da principal competição europeia.

"Esta época foi uma espécie de ano zero do Dínamo na Champions, pois calhou-nos um grupo complicadíssimo e tínhamos muitos jogadores sem experiência na prova", recordou o futebolista, afirmando que "ainda se podem melhorar muitas coisas a esse nível".

Tonel, cujos únicos títulos de campeão foram os dois conquistados na Croácia, revelou estar atento ao campeonato português: "Está entusiasmante, com três equipas ainda com a possibilidade de serem campeãs."

"Claro que podiam ser quatro, mas o fosso é grande e o Sporting perdeu já muitos pontos, depois de uma fase inicial complicada", sublinhou o jogador formado nos juniores do FC Porto e que passou pela Académica e pelo Martímo antes de rumar a Alvalade.


Com 31 anos, António Leonel Sousa, batizado como Tonel no mundo do futebol, foi internacional pela Selecção A apenas duas vezes e reconhece "ser muito difícil" estar entre os eleitos para o Euro 2012.

"Até agora nunca fui convocado por Paulo Bento, pelo que deve ser difícil acontecer", disse o jogador, não escondendo que "gostava que isso se proporcionasse". Tonel afirmou que "estaria preparado" se fosse chamado, mas "se não for ao Europeu, estarei a torcer por fora".

Sporting Tonel Dínamo de Zagreb FC Porto Paulo Bento Liga dos Campeões Champions Euro 2012
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)