Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Três multinacionais na corrida à Catedral

Três multinacionais estrangeiras, duas europeias e uma asiática, estão interessadas em falar com o Benfica para dar um novo nome ao Estádio da Luz. Face à intenção dos ‘encarnados’ na cedência do ‘naming’ do recinto, prevista no projecto financeiro da SAD, as marcas em causa, segundo apurou o CM, já terão feito chegar ao presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o interesse em participar no negócio.
14 de Julho de 2005 às 00:00
O Estádio da Luz prepara-se para ter o nome de uma marca internacional
O Estádio da Luz prepara-se para ter o nome de uma marca internacional FOTO: Record
A concretização de um acordo deixa antever perspectivas financeiras muito interessantes para os ‘encarnados’, que poderão encaixar anualmente um valor significativo.
Quanto aos grandes patrocinadores nacionais, nomeadamente os grupos PT e BES – os princpais sponsors dos três grandes –, a sua estratégia não passa pelo ‘naming’ de um estádio.
“O Banco Espírito Santo está nessa corrida, mas a tendência a nivel internacional aponta para o recurso ao “naming rigths” às várias estruturas dos clubes. Mas, para já, não o estamos a equacionar”, afirmou ao CM Paulo Padrão, director de comunicação da empresa. Certo é que a aposta no futebol vai manter-se.
“No BES investimos por ano cerca de três milhões de euros no futebol”, referiu, destacando que o retorno “é da ordem de 17 vezes o investimento”.
Também fonte oficial do grupo PT referiu ao CM que os os resultados do investimento no futebol “têm correspondido ao esperado”, mas fora de hipótese está dar o nome a um estádio. “O nosso investimento passa, sobretudo, pela sponsorização das camisolas e o ‘naming rights’ de bancadas, não de um estádio”, afirmou, assegurando que “investimento do futebol é para manter dentro o quadro actual”, até porque ao investir nos três ‘grandes’, Benfica, FC Porto e Sporting, “a marca consegue chegar a 95 por cento da população”.
Mas ainda antes de se concretizar a venda do nome do Estádio da Luz, será o Centro de Estágio do Seixal, cuja inauguração deverá acontecer em finais de Outubro, a ter o nome de uma marca. As negociações entre o Benfica e um patrocinador estão em curso, devendo todo o processo ficar definido até final do ano.
Também o ‘rival’ Sporting se prepara para dar o nome da Academia de Alcochete a uma empresa e está em negociações com uma marca desportiva.
TOMASSON ELOGIA BENFICA
O avançado dinamarquês Tomasson elogiou ontem o Benfica, deixando em aberto a possibilidade de rumar à Luz. “Apenas conheço os últimos rumores, mas o Benfica é um clube enorme, do qual gosto muito.
Além disso, tem um treinador com muita qualidade e que é muito famoso”, afirmou à Rádio Renascença o internacional dinamarquês, que se apresenta hoje aos trabalhos em Itália. “Amanhã (hoje) treino no Milão, por isso vou aguardar sem problemas para ver o que vai acontecer. De qualquer forma já falei muitas vezes com Rui Costa sobre o futebol português”, referiu.
O acordo entre os ‘encarnados’ e o clube italiano parece encaminhado, mas falta saber até que ponto o jogador está disponível para jogar na Luz, uma vez que há clubes italianos interessados.
Entretanto, o médio Beto abandonou ontem o estágio na Suíça devido à morte do seu pai, que ocorreu durante a madrugada. O jogador viajou para Lisboa e seguiu depois para o Brasil.
'ENCARNADOS' GOLEIAM CAROUGE
O Benfica venceu ontem o Carouge por 3-0, no jogo que encerrou o estágio na Suíça. Num encontro em que Ronald Koeman testou alguns jogadores, o russo Karyaka voltou a destacar-se, mostrando ser um verdadeiro reforço.
Sem poder contar com Beto no meio-campo, o técnico holandês optou por Karyaka e o russo deu bem conta do recado, numa posição que não é bem a sua. Mantorras foi o ponta-de-lança de serviço e logo aos quatro minutos atirou ao poste.
Aos nove, o central Anderson cabeceou à trave e adivinhava-se o golo benfiquista, que aconteceu por intermédio de Mantorras (25’), após um excelente passe de Alcides. Na segunda parte, o Benfica entrou com uma equipa renovada e só Karyaka continuou em campo. Nuno Gomes, apagado, fez o 2-0 aos 59 minutos, e Karadas apontou (73’) o terceiro tento do encontro.
O próximo jogo de preparação dos ‘encarnados’ é agora no próximo domingo, no Estádio da Luz, frente ao Chelsea.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)