Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Três portugueses entre os melhores treinadores do mundo

José Mourinho é o segundo melhor treinador do Mundo para a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), atrás de Pep Guardiola, numa lista que coloca também Villas-Boas e Domingos Paciência no top 10.
6 de Janeiro de 2012 às 11:56
Mourinho destaca-se em segundo lugar da lista
Mourinho destaca-se em segundo lugar da lista FOTO: Reuters

O treinador português do Real Madrid alcançou 112 pontos, numa votação de especialistas de 81 países de todos os continentes, a uma margem ainda distante do técnico do Barcelona, com Guardiola a somar 201 pontos.  

Em terceiro lugar ficou o escocês Alex Ferguson (107 pontos), que comanda o Manchester United há 26 épocas, desde 1986/87.  

Em relação ao último ano verificaram-se algumas estreias entre os dez melhores, nomeadamente os portugueses André Villas-Boas, quarto na classificação (78 pontos), e Domingos Paciência, nono (10 pontos).  

Villas-Boas teve uma época categórica ao serviço do FC Porto, equipa com a qual conquistou a Liga Europa, a Liga Portuguesa e a Taça de Portugal, granjeando um estatuto que o levou a assinar pelos ingleses do Chelsea. 

No ranking surgem também o brasileiro Muricy Ramalho, agora no Santos e que ainda na primeira metade de 2011 levou o Fluminense ao título brasileiro, e o alemão Jupp Heynckes (Bayern Munique), um técnico que passou pelo Benfica em 1999/2001.  

josé mourinho villas-boas domingos paciência treinadores pep guardiola estatística
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)