Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Tribunal da Luz prefere Moreira

Os assobios e apupos a Moretto, durante a partida frente ao Paris SG, bem como os aplausos exacerbados a Moreira quando este entrou para o lugar do lesionado Quim, no jogo com a U. Leiria, terão provocado incómodo entre alguns responsáveis encarnados e mesmo no grupo de trabalho.
19 de Março de 2007 às 00:00
Adeptos benfiquistas aplaudiram Moreira quando Quim e Moretto estavam lesionados
Adeptos benfiquistas aplaudiram Moreira quando Quim e Moretto estavam lesionados FOTO: Vítor Chi, Record
No jogo da passada quinta-feira as manifestações de descontentamento face à titularidade de Moretto surgiram logo que as equipas foram anunciadas. A partir daí cada vez que o brasileiro tocava na bola os assobios eram bem audíveis um pouco por todo o estádio. Mas o cúmulo de toda a situação surgiu numa altura em que Moretto estava a ser assistido no relvado pela equipa médica do Benfica e os adeptos em peso começaram a gritar pelo nome de Moreira, o preferido de grande parte dos sócios.
Para o sociólogo Jorge Sá há duas ordens de factores para os apupos ao brasileiro na partida da passada quinta-feira. “Há uma parte dos sócios descontente por não terem sido dadas mais oportunidades a Moreira. Outra franja de adeptos está defraudada com algumas exibições de Moretto na temporada passada”, afirmou o CM. De acordo com o especialista, no jogo houve um claro “efeito de contaminação” dos adeptos. “Alguns exprimiram o seu descontentamento e depois outros seguiram-nos. Não creio que haja perseguição ao Moretto, mas é claro que esse contágio teve a ver com situações menos positivas”, garantiu. Jorge Sá adianta que nestes casos o grupo pode reagir de “forma coesa” quando um dos seus elementos está a ser atacado, mas por outro lado pode “criar um bode expiatório caso o jogador falhe”.
Apesar dos apupos dos adeptos, Fernando Santos saiu em defesa de Moretto e garantiu que o brasileiro será de novo titular hoje frente ao Estrela. Quim está a recuperar de lesão e quando estiver apto deverá retomar a titularidade. Moreira, o bem-amado dos sócios, continua a ser terceira opção.
DEPOIMENTOS
"CLUBE TEM DE PREVALECER" (António Simões, Ex-jogador)
“Não me parecem razoáveis os assobios. O público tem as suas preferências mas essas atitudes só podem ter resultados negativos. O facto de Santos não ter anunciado que Moretto ia jogar foi mal feito. Assim as pessoas não teriam expectativas de que seria Moreira a jogar. O gosto pessoal não se pode fazer sentir, o clube tem de prevalecer sempre.”
"JOGADOR FICA MAGOADO" (José Augusto, Ex-jogador)
“É claro que os assobios prejudicam. A nossa massa associativa não pode nem deve dar exemplos desses e comparar-se a outros adeptos. Podiam ter precipitado a eliminação do Benfica. Nunca os associados devem estar contra os jogadores e técnicos. Qualquer jogador fica magoado.”
"ESPALHA-SE A TODA A EQUIPA" (Rui Águas, Ex-jogador)
“Os custos para o próprio envolvido são grandes. É difícil ultrapassar essa situação de hostilidade. Penso mesmo que essa situação se espalha à equipa. É uma situação que não é razoável. Não afecta a equipa na mesma medida que o jogador, mas não é o mesmo em termos de grupo.”
NENÉ: "FORAM UMA MINORIA"
Nené foi um dos jogadores mais mal-amados da história do futebol encarnado. O avançado tinha um estilo muito próprio de jogar, o que levava muitas vezes os adeptos do Benfica a assobiarem-no durante as partidas.
Nené acredita que aquilo que se passou frente ao Paris SG não vai prejudicar Moretto até porque os adeptos descontentes “foram uma minoria”. “Não o vai prejudicar. Tem de continuar a trabalhar até porque já está habituado a ultrapassar este tipo de situações. Não sei porque isso acontece. Os adeptos por vezes tentam encontrar bodes expiatórios para quando as coisas não correm bem. Isso aconteceu comigo e já foi assim com o José Augusto”, afirmou a ex-glória do Benfica ao CM.
VIEIRA NÃO QUER "EUFORIAS"
A vitória do Sporting frente ao FC Porto poderá possibilitar ao Benfica colar-se aos dragões caso vençam hoje o Estrela, mas o presidente encarnado não quer que a euforia prejudique a equipa. “Temos de ser uma equipa bastante humilde. É importante que os benfiquistas não entrem em euforias, pois elas fazem mal a muita gente”, afirmou Vieira.
Entretanto, foram ontem divulgados os convocados para o jogo da Reboleira, com o central David Luiz a fazer parte da lista. Eis os eleitos: Moreira, Moretto, Nélson, Léo, David Luiz, Anderson, Miguelito e P. Correia, Petit, Karagounis, Beto, J. Coimbra, P. Jorge, Manú, Simão, Miccoli, Nuno Gomes, Mantorras e Derlei.
E. AMADORA - BENFICA, Hoje, 20h30, directo, TVI
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)