Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Trio português brilha em Paris

O ténis português está de parabéns", afirmou ontem José Maria Calheiros, presidente da Federação Portuguesa de Ténis. O regozijo tem uma explicação: a Frederico Gil, que já tinha entrada directa garantida, por via do seu ranking (67º ATP), no quadro principal de Roland Garros, juntam-se Michelle Brito (132ª do ranking WTA) e Rui Machado (123º). Três portugueses no quadro principal de uma prova do Grand Slam é um feito inédito.

23 de Maio de 2009 às 00:30
Rui Machado e Frederico Gil no quadro principal de Roland Garros
Rui Machado e Frederico Gil no quadro principal de Roland Garros FOTO: d.r.

Michelle bateu a russa Ekaterina Ivanova (150ª) por 0-6, 6-4 e 6-3. A tenista de 16 anos começou mal, perdendo o primeiro set em 19 minutos, mas rapidamente recuperou a concentração que lhe permitiu vencer os dois parciais seguintes.

Rui Machado assegurou a estreia no quadro principal de Paris ao vencer o francês Thierry Ascione (258º) por 6-4 e 6-1. O facto de o tenista francês contar com o apoio do público não intimidou Machado, que mostrou muita segurança, vencendo em apenas 55 minutos.

O tenista, de 25 anos, tem treinado com Frederico Gil para se preparar para o próximo adversário, o belga Kristof Vliegen (94º ATP). Gil, cuja adaptação está a ser progressiva, vai defrontar o espanhol David Ferrer (14º ATP) na primeira ronda.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)