Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

UEFA abre processos a Besiktas e Steaua Bucareste

A UEFA anunciou nesta segunda-feira que abriu processos disciplinares contra o Besiktas, devido à implicação da equipa turca num caso de resultados combinados de jogos de futebol, e contra o Steaua Bucareste.

 

10 de Junho de 2013 às 19:22

A abertura de um processo ao Besiktas de Hugo Almeida e Manuel Fernandes, que incluiu igualmente dois dirigentes do clube turco, está relacionada com um caso de resultados combinados referente à final da Taça da Turquia de 2011.

Já o procedimento que visa o Steaua Bucareste, o campeão da Roménia esta época, diz respeito aos critérios de admissão da Liga dos Campeões 2013/2014, segundo os quais uma equipa não deve estar, direta ou indiretamente, implicada em qualquer atividade que possa indiciar a manipulação de um resultado.

Embora a UEFA não especifique qual é o jogo em questão, o patrão do clube romeno, Gigi Becali, foi condenado na semana passada a três anos de prisão por ter oferecido garrafas de vinho a jogadores de uma equipa adversária, o Universidade Cluj, para influenciar o resultado de um jogo em 2008.

Ambos os casos serão analisados pela Comité de Controlo e Disciplina da UEFA numa audiência marcada para 21 de junho, com a resolução final a ser comunicada na semana seguinte.

A UEFA também revelou que o mesmo comité celebrará uma audiência a 22 de junho para analisar uma possível implicação do Fenerbahçe de Raul Meireles e Bruno Alves e cinco oficiais da equipa turca noutro caso de resultados combinados.

O inspetor disciplinar da UEFA já enviou as conclusões ao Comité de Controlo e Disciplina depois de investigar o Fenerbahçe, que no início da temporada 2011/2012 foi excluído das competições europeias pela sua suposta implicação numa rede de resultados combinados.

uefa processo combinação resultados futebol besijtas steaua bucareste
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)