Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

UEFA provoca crise na SAD

A SAD do FC Porto vai sofrer baixas caso, na próxima quarta-feira, a UEFA dite a exclusão dos dragões das competições europeias em 2008/09. Adelino Caldeira, administrador e principal defensor do clube, por não ter recorrido do castigo da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, será o primeiro a cair.

1 de Junho de 2008 às 00:00
Pinto da Costa recorreu da suspensão de dois anos que lhe foi aplicada pela CD da Liga
Pinto da Costa recorreu da suspensão de dois anos que lhe foi aplicada pela CD da Liga FOTO: Lusa

Já quando foi tornada pública a sentença da CD, vozes discordantes se levantaram na SAD portista, sendo que acabou por levar a melhor a tese defendida por Caldeira, responsável pela área jurídica, para quem a perda de seis pontos deveria ser aceite, para evitar consequências em 2008/09.

Contudo, essa decisão poderá trazer ainda problemas mais graves para o emblema portista na próxima época. Uma possível ausência do FC Porto da Liga dos Campeões, além do desprestígio ao nível internacional, irá provocar um forte rombo ao nível financeiro, não só pelo mínimo de 8,4 milhões que os dragões arrecadariam com a participação na Champions, como até mesmo os patrocínios diminuem automaticamente de valor. Mais. Sem Liga dos Campeões, poderá originar-se um processo de saídas de jogadores, como Quaresma, Lucho González, entre outros, que têm clubes de topo europeu no seu encalço.

Face às perdas que o clube enfrenta com uma decisão punitiva da UEFA, as responsabilidades serão apuradas no interior da SAD portista, sendo que Adelino Caldeira poderá não ser a única baixa no seio da estrutura interna dos azuis-e-brancos.

O FC Porto tem até à próxima terça-feira para apresentar os seus argumentos ao Comité de Controlo e Disciplina da UEFA. 

MENOS DINHEIRO NO CLUBE

O afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões trará inevitavelmente outros prejuízos que  não apenas os directos devidos à falta de participação naquelas competições.

Em termos de patrocínios, os efeitos são imediatos. Os contratos prevêem a existência de duas verbas: uma fixa e outra variável, sendo que a última está relacionada com a participação do clube nas provas europeias e a sua perfomance desportiva. Afastado da Champions, o FC Porto perderia grande parte da receita publicitária. Em sentido inverso, o Benfica sairia a ganhar com a exclusão dos dragões. Os encarnados ficariam apurados para a 3ª pré-eliminatória e, com contratos similares aos do FC Porto, as receitas publicitárias subiriam de forma considerável. 

REACÇÕES

"RECURSO DE PINTO DA COSTA IRÁ REPOR VERDADE" (Guilherme Aguiar, Autarca)

O FC Porto recorreu através de Pinto da Costa e, a ser-lhe dada razão, o clube pode pedir um recurso de revisão da pena aplicada pela Liga, o que irá repor a verdade. Se punir o FC Porto, a UEFA tem de castigar outros clubes, como a Juventus."

"TÊM DE SER APURADAS RESPONSABILIDADES" (Manuel Serrão, Empresário)

Acho inacreditável que o FC Porto seja punido por um crime que, alegadamente, cometeu anos antes da existência da lei. Mas, caso se confirme a exclusão, têm de ser apuradas as responsabilidades pelo acatar da decisão da Liga."

"VAI CONTRA TODOS OS PRINCÍPIOS DO DIREITO" (Carlos Abreu Amorim, P. Universirário)

Uma punição ao FC Porto iria contra todos os princípios do Direito. Penso que o recurso para a Federação apenas teria adiado o problema, mas Pinto da Costa deveria reflectir sobre o seu comportamento, que poderá pôr em perigo todo o seu pecúlio como presidente e manchar a história do clube."

PORMENORES

SAD COMUNICOU À CMVM

A SAD do FC Porto já comunicou à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários de Lisboa o processo disciplinar que lhe foi instaurado pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA. O FC Porto informou a CMVM de que já entregou o caso ao departamento jurídico.

823 MIL EUROS NEGATIVOS

Os portistas apresentaram ontem as contas relativas ao 3.º trimestre de 2007/08. O resultado líquido é de 823 mil euros negativos, quando em período homólogo do ano passado os números atingiram os 14,9 milhões de euros negativos. A transferência de Bosingwa para o Chelsea não entrou nestas contas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)