Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Último adeus a Mário Coluna

Luís Filipe Vieira e Humberto Coelho prestaram homenagem ao antigo capitão do Benfica.
1 de Março de 2014 às 07:18
O ‘Grande Capitão’ foi bicampeão europeu pelo Benfica
O ‘Grande Capitão’ foi bicampeão europeu pelo Benfica FOTO: António Silva/Lusa

O funeral de Mário Coluna, antigo internacional português e capitão do Benfica, decorreu ontem no cemitério de Lhanguene, em Maputo, e contou com a presença de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, Humberto Coelho, vice presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e do presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza.

"Dizem que nascemos todos iguais, mas Coluna nasceu diferente, para melhor, para bem melhor. Foi e será sempre um génio que engrandeceu o futebol. O exemplo dele não é apenas património do Benfica, é do futebol", afirmou Luís Filipe Vieira, momentos antes de o ‘Monstro Sagrado' ter sido sepultado. "Sempre foi grande porque nunca reclamou a grandeza que tinha", acrescentou.

Humberto Coelho, que jogou com Coluna no Benfica, lembrou os conselhos do ‘Grande Capitão'. "Mais do que um colega de equipa era um pai, um amigo. Era uma espécie de conselheiro, ensinava o caminho", disse o vice-presidente da FPF.

Também Armando Guebuza deixou elogios a Coluna: "Com o seu esforço e dedicação ganhou o direito de figurar nos anais da história do desporto de Moçambique."

Na cerimónia, que contou com honras de Estado - o governo de Moçambique decretou um dia de luto -, estiveram ainda presentes os antigos colegas de equipa no Benfica António Simões, Fernando Cruz, José Augusto e Mário João, integrados na comitiva das águias

Mário Coluna morreu na terça-feira, aos 78 anos, vítima de infeção pulmonar, em Moçambique, onde nasceu. Foi campeão europeu pelo Benfica em 1960/61 e 1961/62 e fez parte da seleção que ficou em 3º lugar no Mundial de Inglaterra (1966).

Mário Coluna Luís Filipe Vieira Humberto Coelho Benfica Moçambique homenagem Armando Guebuza
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)