Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Um passo rumo ao futuro

O Benfica apresentou ontem o sistema de voto electrónico que será utilizado nas próximas eleições presidenciais do dia 27. Tinoco Faria, presidente da Mesa da Assembleia Geral ‘encarnada’, assegurou que a colaboração da Comissão Nacional de Eleições (CNE) vem dar garantias ao sistema adoptado para o próximo escrutínio.
13 de Outubro de 2006 às 00:00
Tinoco Faria testa voto electrónico
Tinoco Faria testa voto electrónico FOTO: João Trindade, Record
“Que não restem dúvidas acerca da fiabilidade deste processo, bem como da correcção com que este inovador acto eleitoral irá realizar-se. A presença da CNE vem provar isso mesmo. Estamos a dar um passo rumo ao futuro”, afiançou Tinoco Faria, apelando aos sócios que participem no acto, mesmo que haja apenas uma lista a submeter-se a votos.
Para o dirigente, este novo método de votação vai permitir, pela primeira vez na história do clube, um sufrágio verdadeiramente universal: “Este acto eleitoral dá a possibilidade a todos os sócios, sem excepção, de ficarem mais próximos do clube, assumindo o seu direito de voto, mesmo que vivam fora de Lisboa.”
Assim, além do Estádio da Luz, foram criados mais quatro postos de votos no continente – Santo Tirso, Coimbra, Évora e Faro – onde os sócios que estejam em condições de participar no escrutínio possam fazê--lo. Dos quase 160 mil sócios do Benfica, apenas 96 650 reúnem condições de votar. Os adeptos deverão apresentar-se com as quotas em dia. Recebem um cartão que possibilitará a votação na urna electrónica.
Para os associados residentes na Madeira, Açores e no estrangeiro, a participação no acto eleitoral será feita via internet. O clube enviou um código secreto a cada associado que funcionará como chave de acesso à página de votação. Nos dois métodos, o Benfica garante que o sistema não permitirá fraudes.
APONTAMENTOS
KARAGOUNIS DE FORA
Fernando Santos confirmou ontem a ausência de Karagounis do jogo com a U. Leiria devido a uma lesão muscular: “O jogador já foi reavaliado e não vai poder jogar este fim-de-semana”, disse Santos.
“SOMOS FAVORITOS”
O técnico ‘encarnado’ sabe que não irá ter tarefa fácil ante os leirienses, mas acredita na conquista dos três pontos: “Somos favoritos e compete-nos chegar a Leira e ganhar. Antes de pensar no Celtic é neste jogo que estamos concentrados.”
Ver comentários